Desenvolver estratégias de sensibilização ambiental junto à comunidade para evitar ligações clandestinas de esgoto e acúmulo de lixo nas galerias de drenagem. Esse foi o objetivo da reunião realizada entre os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Comitê Gestor de Mãe Luiza. A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, na Igreja Católica do bairro.

De acordo com a chefe do Setor de Projetos da Semurb, Patricia Melo, o primeiro bairro beneficiado pela parceria será o de Mãe Luiza, que receberá em março a primeira edição do projeto Semurb nas Comunidades e do Caern na Comunidade. “Nós vamos realizar mutirões de educação ambiental, aproveitando o trabalho da Caern que vai ampliar o sistema de esgotamento sanitária da região”, explicou.

Neste encontro foi estabelecido que no dia 24 de março, será lançamento do dia “D” para dar visibilidade às ações planejadas pelos órgãos públicos e o comitê gestor do bairro. Ainda segundo Patrícia, estas reuniões já vêm acontecendo desde o mês passado onde foram definidos detalhes da operação, bem como foi estabelecida a formação de um comitê por representantes dos moradores, que vai discutir e acompanhar todo o processo junto com os dois órgãos. 

Para uma das integrantes do comitê, Edilza Gadelha, estas reuniões são importantes para que a comunidade tome conhecimento do funcionamento da gestão. “Acredito que desta forma podemos de maneira sistemática organizar as queixas e buscar soluções junto ao poder público efetivamente”, afirmou.

A Semurb uniu forças com Caern para acabar com o lançamento clandestino de esgotos nas galerias pluviais do bairro, que provoca transtornos para a cidade e o desvio desses efluentes para as praias que ficam próximas a Mãe Luiza, influenciando na balneabilidade das águas, tornando-as impróprias para o banho.

Na próxima segunda-feira, 21, outra reunião será realizada entre Semurb e Caern para definir o cronograma de ações do dia “D”, que posteriormente será apresentado à comunidade para sugestões. Além da comunidade, também participaram do encontro técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e a da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban).