A Prefeita do Natal, Micarla de Sousa assinará a ordem de serviço para construção de uma estação elevatória e adutora da Lagoa do Jiqui, nesta quinta-feira (17), às 8h. Os serviços serão executados por meio da Secretária de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi) e tem como objetivo evitar inundações sazonais na área do entorno da Lagoa do Jiqui e do Pirangi. O valor da obra é de R$ 1.739.874.75, com recursos próprios da prefeitura. O prazo para execução é de 90 dias.

 

Segundo o secretário da Semopi, Sueldo Florêncio, a intervenção pretende diminuir a contribuição de águas drenadas para a Lagoa de Pirangi, que recebe atualmente grande volume.  As águas são provenientes da Lagoa de São Miguel dos Caribes, que opera por gravidade, e da Lagoa do Jiqui, conhecida como Lagoa do Makro, por meio de bombeamento. A partir da construção da estação elevatória e da adutora da Lagoa do Jiqui a drenagem será feita pelo sistema de bombeamento, diretamente da Lagoa do Makro para a Lagoinha.

 

Ainda de acordo como o secretário, o sistema já existente continuará em atividade. Contudo a contribuição das águas capitadas e armazenadas na lagoa do Makro para as demais lagoas que integram a drenagem dessa área do bairro de Neópolis serão eliminadas. “O nosso objetivo é redimensionar o despejo de águas pluviais, conforme a capacidade de acumulação das lagoas de capitação envolvidas, principalmente na Lagoa do Pirangi que está operando no limite de sua capacidade”, explicou Sueldo Florêncio.

 

O serviço consiste na construção de uma nova casa de bombas para instalação de novos equipamentos, que são: três bombas submersas e conjunto de comando e proteção para três motores elétricos. Além disso, a obra contempla a implantação de uma adutora com 1.659 metros de extensão e 400 milímetros de diâmetro.

 

Essa solução esta prevista no Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais- PDDNA- que norteia as soluções para os problemas de drenagem da cidade. O documento deverá ter caráter de Lei, dependendo da votação da câmera municipal.