A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participou na tarde da terça-feira (8) da 1ª Reunião Ordinária do ano de 2011 da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF Município Aprovado, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). A reunião foi mais um passo para que Natal, uma das cidades brasileiras candidatas ao Selo UNICEF edição 2009/2012, trabalhe para atingir as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estiveram presentes na reunião representantes de todas as secretarias do município e os conselheiros tutelares das quatro regiões administrativas da cidade.

Cada membro da Comissão teve a oportunidade de apresentar ações em prol dos objetivos do Selo UNICEF, principalmente no que tange a participação social, prioridade para este ano. A Semtas apresentou seu Plano Operacional que traz o projeto “Prevenção é com a Gente”, a ser desenvolvido a partir de março pelo Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas – DEPAD.

O projeto tem como objetivo principal envolver adolescentes e jovens no enfrentamento ao uso de crack e outras drogas. Dentre as ações estão a capacitação de jovens para se tornarem Agentes Multiplicadores da Prevenção às Drogas, a realização de encontros, festivais e ações diversas nas comunidades para a sensibilização dos jovens e das famílias para o enfrentamento deste problema social. “O nosso grande objetivo é promover a participação dos adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas. Queremos construir uma Rede Municipal de Participação Infanto-Juvenil, conforme prevê a Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Edineusa de Paiva, Diretora do DEPAD.

As Reuniões Ordinárias da Comissão Pró-Selo Unicef serão realizadas toda última segunda-feira de cada mês. Nesta primeira reunião, além da Apresentação do Plano Operacional das Secretarias, houve também a Apresentação das Ações da Comissão Pró-Selo previstas para o ano de 2011 e o respectivo cronograma, a Definição dos mobilizadores por Eixo de Participação Social do Selo UNICEF; Apresentação dos Fluxos de Trabalho da Comissão Pró-Selo UNICEF para 2011.

“Foi decidido também que as secretarias trariam relatórios do que fizeram de 2009 até hoje. Além disso, montamos uma equipe para compor a sala do Selo UNICEF composta por sete pessoas da comissão, envolvendo a SEMTAS, Secretaria Municipal de Educação, de Esporte e Lazer, de Comunicação, de Saúde e COMDICA”, afirma Josi Lucas, Articuladora Municipal do Selo UNICEF Natal. Será montado um sistema de acompanhamento dos indicadores sociais, que irá entrar em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2011.

Mais sobre o Selo UNICEF Município Aprovado

A Comissão Pró-Selo UNICEF já vem atuando de forma decisiva para as pontuações em busca de mais qualidade e eficiência no que se refere aos serviços e ações oferecidos por parte do poder público. O “Selo UNICEF Município Aprovado” é uma iniciativa que busca contribuir com países interessados em cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): Acabar com a fome e a miséria; Educação de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Até 2012, esses objetivos devem ser cumpridos para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo. No Rio Grande do Norte, 165 municípios participam do processo para concorrer ao Selo e Natal faz parte do grupo I junto com mais 17 cidades. A capital já esteve nas edições de 2006 e 2008, mas não conseguiu atingir os objetivos determinados.

A Comissão Pró-Selo é formada aqui em Natal por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (SEMPLA), Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), Câmara Municipal do Natal, do Tribunal de Justiça do RN, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar do Município de Natal, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Saúde, da Rede Comercial, das Organizações Sociais, do Instituto Ponte da Vida e do Conexão Felipe Camarão.

Acesse mais informações e notícias sobre o Selo Unicef no selounicefnatal.wordpress.com