Foi realizada mais uma etapa da XII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal (Jenat), com foco nos educadores infantis. O evento aconteceu na última segunda-feira (07), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). A atividade contou com a participação de todos os educadores dos Centros Infantis.

A jornada apresentou, nesta manhã, a palestra proferida pela professora Analice Cordeiro dos Santos Victor, que ressaltou as reflexões sobre o saber e fazer de uma

professora. A apresentação foi baseada no tema principal da XII Jenat: “a leitura e a escrita na formação de pesquisadores”. A convidada é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, leitura, alfabetização, ensino, aprendizagem e prática pedagógica.

“O objetivo dessa palestra é refletir sobre as contribuições da atividade de pesquisa na formação do professor da escola infantil, tomando como referência a minha experiência enquanto professora-pesquisadora ao sistematizar trabalhos com ensino e aprendizado da leitura neste nível de ensino”, explicou Analice Victor.

A palestra foi organizada em quatro momentos. Ela iniciou refletindo sobre a pesquisa como parte da natureza da prática docente, tecendo alguns comentários sobre o papel do registro escrito nesse contexto. Na segunda parte, abordou a concepção de leitura que inspirou sua prática de professora-pesquisadora, depois discorreu sobre as condições do aprendizado da leitura na educação infantil e por último pontuou algumas contribuições da sua experiência para a função da pesquisa como natureza da docência na educação infantil.

“Este é um momento de reencontro para formar a escola de 2011, que é feita por nós. Mas, também é um momento de aprendermos com os mestres da UFRN, com um olhar diferenciado para as nossas práticas, e com os nossos próprios colegas de escola”, ressaltou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Tânia Leiros.

Outro momento contou com a apresentação do presidente da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Flávio Campos. Além de explicar como funciona o projeto da Casa Durval Paiva, ele falou sobre a relação do aluno com câncer e a escola. “O professor deve ter um olhar atento a seus educandos, observando sinais ou sintomas inadequados e orientando os pais ou responsáveis para que tais sinais sejam investigados, ou seja, fazer com que o aluno com câncer possa ter acesso mais cedo ao tratamento” explicou Rilder Campos.

A primeira etapa da jornada de Educação, também contou com a doação de 90 livros com o título “Formação docente na escola inclusiva”, da professora e assessora da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), Luzia de Fátima, para as 71 escolas da rede, e 20 Centros Infantis. Além da apresentação cultural do artista potiguar Paulo Varela. A XII JENAT continua em dois outros momentos: durante todo o ano nas unidades de ensino e no mês de novembro no CEMURE.