O Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, que compõe a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), iniciou nesta segunda-feira (7) ao curso “Projeto Político Pedagógico (PPP): uma construção para todos”, voltado para os profissionais que atuam nas Casas de Passagem do município. O curso está sendo realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), das 14h às 18h, e vai até o dia 25 de março.
A abertura do curso contou com a presença do Secretário Adjunto da Assistência Social – Edison Nonato; da diretora do DPSE, Verônica Dantas; dos funcionários e alguns beneficiados da Casa de Passagem III; e ainda convidados dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social – CREAS.
“O que percebemos de maior destaque neste primeiro dia foi o entusiasmo e alegria dos envolvidos no curso em construir o Projeto de forma coletiva. Demos início aos trabalhos essa semana, seguindo até o dia18 de fevereiro para os profissionais da Casa de Passagem I. No dia 21 de fevereiro a 4 de março será voltado para a equipe da Casa II, e de 14 a 25 de março para a Casa III”, explica Edison Nonato, Secretário Adjunto da Assistência Social (Semtas).
O curso visa uma formação profissional para a equipe da Casa, para que a partir daí seja elaborado o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes das Casas de Passagem. O PPP será um documento orientador do funcionamento interno dos serviços da Casa de Passagem, contendo também informações sobre como deve ser o relacionamento dos profissionais com a rede socioassistencial, com as famílias e com a comunidade em geral. “Queremos ajudar no funcionamento da instituição no sentido de favorecer ainda mais o processo organizacional e a garantia da qualidade de vida dos funcionários, como também das crianças e adolescentes acolhidos”, declara a Verônica Dantas, diretora do DPSE.
O curso, tem carga horária de 40 horas, foi montado pelos profissionais que compõe o DPSE com o intuito de facilitar o processo de construção do Projeto, bem como fazer valer as especificidades das demandas de funcionamento de cada Casa. A elaboração do Projeto será de forma coletiva. Crianças, adolescentes e seus familiares também terão a oportunidade de construir o documento.
"Queremos discutir também sobre tratamento com as crianças, a programação das atividades, os processos e as estratégias para promover a integração entre os profissionais, e a articulação da Casa com a comunidade. Será também um momento relevante para que os profissionais possam refletir sobre suas competências e direitos; assim como favorecer o processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados”, ressalta Anadir Pessoa, pedagoga do DPSE e ministrante do curso.