Após o recesso de janeiro, os Telecentros Comunitários, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), iniciaram nesta terça-feira(01) as atividades regulares do ano de 2011, abrindo as lan houses públicas, possibilitando seus usuários conectarem-se ao mundo virtual. “O Telecentro é um espaço de inclusão digital principalmente para quem não tem computador em casa, e também para quem tem e sente a necessidade de vir à lan house aprender a manusear melhor o equipamento”, declarou Galdino Alves de Assis, coordenador do Telecentro do Panatis.
A Cidade de Natal já possui sete Telecentros Comunitários, e por eles já passaram milhares de pessoas. Para se ter uma ideia do potencial de alcance destas unidades, desde a inauguração em janeiro de 2010 até hoje, mais de 5 mil pessoas já tiveram acesso ao mundo digital. “Esse volume de natalenses circulando nas unidades dos Telecentros representou 54.604 acessos nos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Prefeitura em prol dos cidadãos que mais precisam”, comemorou o secretário da Semtas, Alcêdo Borges.
Além de dar acesso livre à internet, estes centros também realizam qualificação profissional por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Durante todo o ano de 2010 realizamos inúmeros cursos do 'ABC da Informática' com conteúdo relacionado à inclusão digital(carga horária de 32h), certificado de conclusão e apostila didática. Já formamos 784 alunos, estamos com 330 concluintes e devido à grande procura por esse curso já temos um cadastro de reserva de 148 pessoas”, ressaltou o secretário da Semtas.
Ainda neste mês de fevereiro, a partir do dia 15, o Telecentro do Panatis abrirá inscrições para seis novas turmas do ‘ABC da Informática’. Serão duas turmas pela manhã e quatro à tarde, sendo 20 alunos em cada turma, com o início das aulas já em março ”, avisa o coordenador.
"O bacana é que todo mundo participa dos cursos. Temos casos de pais e filhos, casais e até os avôs que acabam acompanhando os netos. O que percebemos é a presença forte da família. Geralmente quem vem faz um curso, traz em seguida o irmão, mãe, pai, tio, avós e primos”, explica Galdino Alves. Além disso, há exemplos especiais nos cursos, como alunos que estavam com depressão e ao fazê-lo, conheceram uma nova perspectiva de vida e superaram a doença.
Outra grande vertente deste projeto é o crescimento na geração de empregos. "Temos alunos que já foram inseridos no mercado de trabalho, por causa do certificado do ABC da Informática”, afirma a coordenadora geral dos Telecentros no município, Jaqueline Ramalho Maia.
Cada um dos Telecentros é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A coordenadora adianta ainda algumas das novidades para o ano de 2011. “Iremos oferecer mais um curso para a população: o Curso de Operador de Micro. A previsão é que comece em todas as unidades a partir do mês de abril. O curso será direcionado para o mercado de trabalho e será um complemento do 'ABC da Informática”, revela a coordenadora. A Semtas tem previsão para inaugurar mais 20 unidades de Telecentros neste ano, sendo 10 somente no primeiro semestre.
Saiba onde fica o Telecentro Comunitário mais perto de sua casa:
· * Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
· * Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis
· *Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
· *CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
· * ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
· *Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
· *Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira.
· *Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.