A Secretaria Municipal de Tributação (SEMUT) faz um alerta aos contribuintes para que verifiquem as características do seu imóvel antes de entrar com processo de revisão do IPTU. O secretário André Macedo explica que a avaliação do processo, incluindo uma nova medição do imóvel, pode levar tempo, e se o processo for indeferido e concluído após a data do vencimento do imposto, o contribuinte perde o direito aos descontos para pagamentos à vista e parcelado.


“Nós estamos percebendo que muita gente entra com o processo apenas por não confiar no recadastramento. Por isso é importante alertar que além de perder os descontos, caso o processo seja indeferido após a data do vencimento do IPTU, o contribuinte terá que pagar juros e multa”, disse André Macedo.


Para evitar esse tipo de transtorno a SEMUT orienta os contribuintes a conferirem os dados que constam no carnê do IPTU. No carnê é possível verificar a área construída que está sendo cobrada, se o prédio consta como comercial ou residencial, a data da última alteração no valor do imposto e todas as informações necessárias para o cidadão não ter dúvidas sobre o que está pagando.


“É importante que os contribuintes só entrem com processo de revisão na SEMUT se realmente constatar dados divergentes no carnê do IPTU”, informou o secretário. Segundo ele, o grande número de processos de revisão do imposto tem gerado uma demora maior na conclusão dos mesmos. “Portanto não podemos garantir que os processos serão concluídos antes da data do vencimento do IPTU”.


O vencimento do IPTU dos imóveis das zonas sul e leste da cidade é nesta quarta-feira, 12 de janeiro. Quem ainda não recebeu o carnê do IPTU pode retirar a segunda via na Internet, no endereço www.natal.rn.gov.br/semut