Economizar é preciso. Tão logo a Festa de Santos Reis foi encerrada, no último 6 de janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) caiu em campo com o objetivo de desligar as luzes da decoração natalina nas vias públicas da capital. Após o desligamento dos pontos luminosos, a empresa contratada iniciará a retirada da decoração, informou o secretário adjunto de Projetos e Obras da Semsur, Salatiel de Souza.
Conforme o secretário, o desligamento das luzes iniciou pela avenida Hermes da Fonseca no dia 7 deste mês e se estenderá a todas as regiões da cidade onde há pontos luminosos da decoração natalina. “O desligamento das luzes vem em primeiro lugar, porque não queremos gerar uma conta maior de energia para o município”, explicou o secretário. A decoração natalina será guardada em depósito da Prefeitura.
Salatiel de Souza garantiu ainda que as luzes da árvore natalina de Mirassol, como também os Reis Magos do viaduto de Ponta Negra e de Igapó, ficarão acesas durante todo o ano de 2011. O secretário avaliou a decoração natalina como satisfatória baseado na ampla aprovação da sociedade. “A árvore continuará acesa a fim de se tornar um ponto turístico, afinal Natal é Natal o ano todo”, completou, fazendo menção ao nome da capital.
A Fundação Capitania das Artes (Funcarte) ficará responsável pela organização de uma programação cultural para a árvore de Mirassol e que deverá ocorrer pelo menos uma vez por mês. Isto ainda está sendo avaliado de acordo com os custos.
Este ano houve uma inovação quanto ao material utilizado na instalação das árvores natalinas. As duas árvores de Natal e a fachada da Prefeitura foram montadas com lâmpadas do tipo LED, que, embora sejam mais caras, economizam em 90% o gasto de energia. A idéia para 2011 é usar esse material em toda a decoração natalina da cidade. Mesmo acesa o ano todo, a árvore sofrerá modificações para o próximo Natal em Natal, seja no formato, luminosidade ou cor. Assim o fator surpresa na ocasião de acender a árvore ficará garantido.
Ainda segundo Salatiel de Souza, a quantidade de furtos de luzes da decoração natalina sofreu uma queda significativa em 2010 graças à ronda de segurança feita por motoqueiros. A iniciativa deve continuar em 2011.