As crianças e adolescentes do bairro das Quintas terão uma surpresa quando retornarem no próximo ano às suas atividades no 2° Núcleo Educacional Tributo à Criança e ao Adolescente, localizado na avenida Bernardo Vieira, 1130, cruzamento com a rua dos Paianazes. Ouvindo os educadores e, principalmente, as famílias dos alunos, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reformou o prédio com o intuito de oferecer mais conforto e melhor atendimento aos seus usuários com idade entre seis e 16 anos.

A inauguração do prédio do Tributo à Criança e ao Adolescente das Quintas ocorreu nesta segunda-feira, 27, às 10h30, com a presença do secretário municipal de Educação, Edvan Martins, e das mães dos alunos beneficiados pelo programa. Conforme Edvan Martins, a ação é uma das mais importantes da secretaria, ao priorizar as camadas mais empobrecidas da população.

“Até o fim desta semana a Prefeitura vai inaugurar 10 equipamentos educacionais”, destacou o secretário. Edvan Martins lembrou que a atual gestão municipal construiu 40 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Há ainda seis CMEIs em construção e outros oito que serão edificados, totalizando no próximo ano 54 unidades escolares.

A reforma do prédio se deu no andar térreo, onde foram reformadas quatro salas de aula, juntando-se às seis existentes no andar superior, um salão de jogos e uma sala de computação com 10 máquinas. A intenção é oferecer ações complementares às atividades educacionais. Tudo isso para melhor atender a clientela de risco com idade entre seis e 16 anos.

De acordo com a coordenadora do 2° Núcleo Educacional Tributo à Criança e ao Adolescente (Quintas), Maria das Graças Pereira da Costa, a unidade oferece oficinas de capoeira, makulelê, roda de coco, reforço escolar, atividades manuais e recreação, funcionando nos turnos da manhã e da tarde. Para as mães, aulas de pintura.
Podem participar do programa alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino. No município, funcionam mais três núcleos semelhantes ao das Quintas, instalados em Mãe Luiza, Felipe Camarão e Guarapes, beneficiando mais de 10 mil crianças e adolescentes.

Histórico do Tributo à Criança
O programa Tributo à Criança foi criado em 1º de julho de 1997 e foi constituído com o objetivo de ser uma política de renda mínima e de inclusão social para crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, estudantes da rede pública de ensino da capital. Atualmente, os alunos cadastrados no programa, além de assistirem aulas em seus horários normais, frequentam o contra-turno da escola e têm aulas de artes, reforço escolar, entre outras disciplinas.
A família que tiver um aluno inscrito no programa recebe um auxílio de R$ 60 por mês. A cada dois alunos, o benefício sobe para R$ 90. Quando são três estudantes ou mais, a família embolsa R$ 120 da Prefeitura do Natal. Além dos alunos inscritos diretamente no projeto, outros estudantes do Ensino Fundamental da rede pública também recebem o benefício.