Natal poderá ser a primeira cidade do Nordeste a contar com o sistema de monitoramento da iluminação pública da cidade para melhorar o atendimento às ocorrências de iluminação. Os testes serão iniciados nesta segunda-feira (27), às 19h, na Praça Hélio Galvão, em Capim Macio, e serão realizados pelo período mínimo de 60 dias.

O Sistema de Procedimento Informativo de Iluminação Pública (SPCIP) funcionará por meio de sensores que serão instalados nos postes da cidade para informar quando estiverem acesos ou apagados, durante todo o dia e à noite. Todas essas informações serão geradas em tempo real e ainda agregadas ao sistema da Cosern que gera as faturas.

Esse sistema é um projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Natal, em parceira com o curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com o consultor e especialista em iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Luiz Carlos Lopes, será possível no futuro controlar em tempo real as condições de todos os 51 mil pontos de luz da cidade.

“É um projeto que pretende reduzir os gastos com iluminação pública. Ainda está em fase de testes, mas estamos empenhados em finalizar essa ferramenta para lançá-la em breve”, explicou o consultor.

Serviço
Início dos testes do sistema de monitoramento da iluminação pública de Natal
Local: Praça Hélio Galvão (praça da igreja, no final da rua da Pontanegra Fiat)
Hora: 19h