A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), realizou esta semana a última capacitação deste ano para técnicos de enfermagem e agentes de saúde das Unidades Básicas da Saúde do município, para combater, prevenir e controlar as hepatites virais.

A capacitação foi no auditório do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na ladeira do sol. Segundo a coordenadora do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Genilce Maciel de Almeida Freitas, “a capacitação foi para atualizar os profissionais da rede pública da saúde como prevenir e controlar as hepatites virais A, B, C D e E, além de instruir como esses agentes de saúde e técnicos de enfermagem devem trabalhar com a população, vacinando o máximo de pessoas possíveis”.

A coordenadora do NAI, Genilce Maciel, de Almeida Freitas, ainda acrescentou que “Vamos levar em 2011 esta capacitação a todas as unidades de saúde do município que necessitarem, pois precisamos sensibilizar para combater essa doença”, falou.

As pessoas vacinadas contra as hepatites estarão evitando também o câncer de estômago e a cirrose, que é uma enfermidade que muitas pessoas acham que é adquirida apenas pelo uso de álcool, porém não é verdade. “A cirrose é desenvolvida após períodos variáveis de tempo, indivíduos com inflamações crônicas do fígado estão sujeitos a desenvolverem cirrose. Que leva a ser a causa mais comum a hepatites Crônicas pelo vírus B e C”, explicou a coordenadora, Genilce Maciel.

HEPATITES

É qualquer inflamação do fígado, podendo ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e doenças autoimunes.

Existem 5 tipos de hepatites conhecidas, que são A, B, C, D e E. Sendo a hepatite B, descoberta em 1965, a mais perigosa das hepatites, é uma das doenças mais frequentes do mundo é também 100 vezes mais infectivo que o HIV e estima-se que há 350 milhões de portadores crônicos do vírus.

Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta; contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95%..

SINTOMAS DA HEPATITE

Febre, dores articulares (nas juntas) e de cabeça, náuseas (enjôo), vômitos, falta de apetite e de forças..É comum que a melhora dessas queixas gerais dê lugar ao aparecimento dos sintomas típicos da doença, que são a coloração amarelada da pele e mucosas (icterícia), urina escura (cor de Coca-Cola) e fezes claras. Pode-se notar o aumento do tamanho do fígado, com dor quando se palpa a região abaixo das costelas.