O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Kalazans Bezerra, segue em Brasília participando da I Jornada de Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável. O evento teve início ontem e vai até amanhã discutindo políticas públicas voltadas para as mudanças climáticas mundiais e o crescimento sustentável.

Nesta terça-feira (19), o secretário participa do Seminário Internacional Construções Sustentáveis para uma Nova Economia. O evento discute a evolução das construções e prevê a necessidade de se criar indicadores e critérios de sustentabilidade na construção civil, principalmente no setor de habitação social.

Durante todo o dia de ontem, Kalazans participou do Encontro de Políticas Públicas pelo Clima: Rumo a Copenhague, evento que também faz parte da Jornada. O encontro é uma oportunidade para conhecer e debater as melhores práticas em direção à sustentabilidade das cidades e comunidades.

Esse trabalho visa à implementação de medidas voltadas à redução de emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuir para o esforço global para empreender uma economia de baixa produção de carbono.

O destaque do encontro foi o compromisso firmado pelos governos municipais brasileiros e que será inserido no Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima. O documento visa destacar a importância do papel dos governos locais na Convenção Quadro sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) para um acordo pós-2012.

O Encontro e a Jornada integram uma iniciativa do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma associação democrática internacional formada por mais de mil governos locais e organizações nacionais e regionais com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável.

Participam do evento, além do ICLEI e o Secretariado para América Latina e Caribe (LACS) – promotores da Jornada –, representações da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (ANAMMA), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outras instituições nacionais.

Sobre o ICLEI

Lançado como Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais em 1990 na seda das Nações Unidas, em Nova Iorque, o ICLEI desenvolve e gerencia campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade local e protegem bens comuns globais – qualidade do ar, clima e água, entre outros – fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais.