Dois mil jovens recebem nesta segunda-feira (13) diploma de qualificação profissional dos cursos realizados através do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O Programa faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). A solenidade de entrega dos diplomas será na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, pela manhã a partir das 9h, dando prosseguimento à tarde às 14h.

O ProJovem Trabalhador foi executado em parceria com quatro instituições: Núcleo de Desenvolvimento Social– NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES. O Programa qualificou jovens entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego, e membros de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. “O Programa foi direcionado aos jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Foram seis meses de aulas em cursos de qualificação totalmente gratuitos, recebendo vale transporte, lanche e bolsa mensal R$ 100,00. Os cursos tiveram carga horária de quatro horas/dia nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação, Beleza, Construção, Reparos, Educação, Trabalho em Madeira e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domiciliares, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

De acordo o Secretário Adjunto de Trabalho, Pedro Costa, a Semtas ultrapassou suas metas de pessoas formadas em seus cursos de qualificação profissional. “A meta prevista era qualificarmos 10 mil pessoas nos Centros Públicos, Comunidades, Casas dos Ofícios, ProJovem Trabalhador, dentre outros. Chegamos ao mês de dezembro com excelentes números. Já temos mais de 14 mil trabalhadores com diplomas e com mais condições de de enfrentarem o mercado de trabalho devido o conhecimento e a prática”, afirma Pedro Costa.

Ainda segundo o secretário, vários alunos do ProJovem Trabalhador, antes mesmo de concluírem os cursos, já estava empregados. “Ofertamos os cursos com módulos teóricos e práticos, também. Isso facilitou o acesso ao mercado de trabalho”, declara Pedro Costa. A próxima edição de cursos de qualificação do ProJovem Trabalhador está prevista para o segundo semestre de 2011.