As obras de readequação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, primeira unidade de conservação municipal, segue cronograma normal de execução. A prioridade no momento é dar celeridade na execução dos serviços referentes ao acesso de Cidade Nova, local que apresenta mais itens a serem corrigidos e concluídos. O Parque é administrado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

“Se analisarmos o projeto do Parque, os maiores atrasos em relação à conclusão da obra estão em Cidade Nova, portanto, o andamento dos serviços está concentrado nesta parte do equipamento”, informa o diretor do Departamento de Gestão Ambiental da Semurb, José Petronilo da Silva Júnior.

Ainda segundo Petronilo, até o momento já foram feitas a terraplanagem da área destinada a um campo de futebol socity, construção de calhas de drenagem para água da chuva, e a construção da escadaria de acesso, a guarita, conclusão do pórtico de entrada de Cidade Nova, entre outros, diz.

As obras também continuam na parte de Candelária com reparos no anexo da administração e avaliação técnica para substituição dos elevadores que dão acesso ao mirante de Natal.

A estrutura do Parque abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, memorial da cidade e mirantes.

Localizado entre os bairros de Candelária e Cidade Nova, o Parque da Cidade foi idealizado com o objetivo de preservar uma das principais áreas de recarga de aqüífero de Natal. No entanto, foi inaugurado em 2008, na gestão anterior, com as obras ainda inacabadas. Segundo o titular da Semurb, Olegário Passos, o plano de readequação do equipamento inclui mais de 600 itens.