Alunos dos diversos cursos de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram nesta quinta-feira (09) projetos de intervenção realizados em nove Unidades de Saúde da Família da cidade ao longo do segundo semestre de 2010. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio das atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), uma iniciativa federal, executada pela universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A estudante Rossana Bezer da Silva, aluna do 1° período de odontologia, que participou do grupo que trabalhou na unidade de saúde do Santarém, ressalta a importância do contato com a população e funcionamento das ações da Estratégia de Saúde da Família na cidade para a sua formação profissional. “É muito bom, é outra vivência, a maioria do nosso grupo morava na zona sul e desenvolvemos o projeto em uma unidade na zona norte, uma realidade diferente da que conhecíamos perto das nossas casas. Aprendemos todo o funcionamento da unidade básica de saúde e ainda conhecemos melhor todas as profissões”, disse.

Durante o evento de quinta-feira, promovido no auditório da reitoria da UFRN, cada grupo expôs banners com fotos e explanações das ações junto à comunidade. O evento contou com a participação de professores e profissionais da rede municipal de saúde, que desenvolvem a função de preceptores dentro das unidades de saúde, para a orientação dos estudantes.

Os projetos foram elaborados por meio das atividades de duas disciplinas “Saúde e Cidadania” SACI (Saúde e Cidadania) e Programa de orientação Tutorial Integrado para o Trabalho em Saúde (POTI), componentes curriculares dos diversos cursos na área de saúde e de alguns cursos da área de humanas da universidade e hoje integradas ao trabalho do PET – Saúde. Programa que tem como intuito unir o conhecimento recebido pelos universitários de forma teórica em sala de aula com a vivência das necessidades da população.

“Por meio das duas disciplinas , os alunos desde o começo do curso sabem o que é um serviço de saúde e os professores e a comunidade já tem outra dimensão em relação ao entendimento do que é a saúde. O aluno tem um lugar mais próximo da realidade, acompanhando todo o trabalho a promoção da saúde e prevenção de doenças, o que contribui para uma melhor formação profissional e consolidação dos serviços do SUS’’ explica a professora do Departamento de Odontologia da UFRN, Socorro Feitosa.

Para a coordenadora de Estratégias da Saúde da Família da SMS, Ariane Rose Souza, a prática vivenciada pelo futuro profissional de saúde, por meio das ações no PET traz tanto um maior preparado humanístico, com o conhecimento da realidade das unidades de saúde nas comunidades, como propicia um maior envolvimento da população e o fortalecimento das ações de promoção à saúde nas unidades.

O estudante Luiz Carlos Alves Junior, aluno do 3° período de odontologia, relembra a experiência vivida junto a equipe e pacientes da Unidade de Saúde da Família do Santarém, onde o grupo da universidade desenvolveu um projeto multidisciplinar para uma reorganização do salão utilizado para a reunião de grupos de idosos, gestantes e hipertensos.

“Nosso grupo preferiu fazer um trabalho que envolvesse todos os cursos e que fosse organizado dentro da própria unidade. Pensamos como uma melhor organização do espaço pode contribuir para a saúde das pessoas que trabalham e são atendidas na unidade. No começo ficamos com a visão que era cansativo, porque além do projetos, tínhamos as outras disciplinas da área de saúde e que são pesadas mas nos integramos à equipe da unidade básica, conhecendo com detalhes a rede pública, para algo em benefício da comunidade”, afirma Luiz Carlos Alves Junior.