Seguindo as ações da Campanha: “16 Dias de Ativismo para o enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, que teve início no último dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher) em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas realiza na próxima quinta-feira (2), às 9h, reunião com todos coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e membros do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB da Semtas. A reunião, que será realizada no CRAS África, tem como objetivo lançar o “Projeto Jovens Multiplicadores no Enfrentamento à Violência Doméstica”.

“Iremos focar as ações no aspecto da violência doméstica praticada contra a mulher. Esse projeto está nascendo na Campanha de Ativismo, mas a idéia é que ele seja disseminado em todos os CRAS no decorrer dos próximos meses”, afirma Josi Lucas, Secretária adjunta de integração Social da Semtas. A Secretária ressaltou ainda que o trabalho de prevenção e educação nas comunidades realizada pelos CRAS é constante e foi atuante durante todo o ano de 2010 com as temáticas de violência contra a mulher e Lei Maria da Pennha. “A reunião dessa semana será para planejar e articular as novas estratégias de ação. Com esse novo projeto, queremos envolver os jovens para que eles sejam multiplicadores de ações preventivas”, declara Morgana Paim, coordenadora geral dos CRAS.

O Projeto irá acontecer em todas as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, localizados nas comunidades da África, Felipe Camarão, Guarapes, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Passo da Pátria, Planalto e Salinas.

Mais sobre a Campanha “16 Dias de Ativismo para o enfrentamento à Violência contra as Mulheres”
A Prefeitura do Natal, pelo segundo ano consecutivo, se engaja na Campanha Mundial pelo fim da violência contra a mulher. No dia 25 de novembro, em todo o Brasil, foi lançada por uma grande rede de organizações não-governamentais e governamentais a Campanha: “16 Dias de Ativismo para o enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. O evento é um período de ações de enfrentamento que têm início dia 25 (Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher) e se encerra no dia 10 de dezembro.

A ação já envolve 156 países em todo o mundo, e no Brasil, governos, parlamentares, organizações, redes, movimentos feminista e de mulheres e de direitos humanos, empresas públicas e privadas, veículos de comunicação e cidadãos também se mobilizam, numa extraordinária campanha de âmbito nacional com a finalidade de combater a violência contra as mulheres e fortalecer nelas a auto-estima.

A Prefeitura do Natal lançou sua programação de atividades alusivas a Campanha, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, da Secretaria Adjunta de Integração Social e do Departamento da Mulher no dia 25 na Assembleia Legislativa, com uma Mesa Redonda Intitulada: Natal nos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher.