A Prefeitura de Natal quer estimular o transporte escolar de qualidade por entender que o serviço contribui para a diminuição de engarrafamentos na frente das principais escolas geradoras de tráfego urbano. Um único transporte pode levar até 10 alunos por viagem, retirando os carros dos pais da frente e do entorno das escolas.

Na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, os representantes da Cooperativa dos Proprietários e Transporte Escolar e Natal participaram de reunião com o secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Kalazans Bezerra, para discutir ações para melhorar e estimular o serviço.

Entre os pontos acertados, o secretário disse que Prefeitura vai procurar a Secretaria de Tributação do Governo do Estado para solicitar agilidade na análise de um projeto que isenta os veículos de transporte escolar do pagamento de ICMS, facilitando a renovação da frota, que, pela lei, deve ter no máximo 10 anos de uso.

Outro compromisso firmado pela Prefeitura foi o de informar ao Banco do Nordeste do Brasil sugerindo a existência de demanda para criação de uma linha de financiamento para aquisição dos modelos de veículos específicos para o transporte escolar. A Prefeitura acredita que, tendo crédito para renovar a frota, os permissionários poderão oferecer serviço de melhor qualidade, atrair mais alunos para esse modelo de transporte e contribuir para a segurança no trânsito.

VIA LIVRE NAS ESCOLAS – O secretário Kalazans Bezerra também assegurou aos representantes da Cooperativa que é intenção da Prefeitura do Natal reforçar o funcionamento do Via Livre nas Escolas, projeto que organiza a chegada e saída dos carros particulares na frente dos principais colégios geradores de demanda de trânsito.

A Prefeitura vai discutir com os operadores do transporte escolar o aperfeiçoamento do Via Livre nas Escolas e já assegurou a presença de fiscais de transporte para dar apoio ao disciplinamento na chegada e saída das vans, evitando que os carros particulares invadam as faixas delimitadas para o transporte escolar.

A Semob também vai orientar o trânsito para evitar filas-duplas, engarrafamentos e estacionamentos em locais proibidos, que geram transtornos não só na frente dos estabelecimentos de ensino, mas também no entorno onde circulam veículos que não têm relação alguma com a rotina dos colégios.