Durante toda essa sexta-feira, os professores da rede municipal de ensino, que participam do Curso de Formação do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, estão reunidos no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), para discutirem o relatório do programa coordenado pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Toda atividade tem a orientação da educadora e ex-deputada federal Esther Grossi.

O Curso Inicial de Formação do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização começou a ser executado no período de 19 a 23 de abril e contou com a participação de 73 educadores da rede municipal de ensino, além de outros 23 municípios do Rio Grande do Norte e três da Paraíba.

Após o período de formação, foram iniciadas as atividades envolvendo questões de ensino e aprendizagem, atividades vivenciais individuais e em grupo, além de outras com a participação dos alunos da rede municipal. Todo o trabalho dos professores contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).

De acordo com a coordenação local, também aconteceram reuniões de trabalho com gestores e professores para encaminhamento quanto à formação e funcionamento das turmas.

O programa desenvolvido junto aos professores se utiliza de uma tecnologia educacional de correção de fluxo escolar na alfabetização, que se realiza no contra turno das aulas regulares e implica em uma renovação metodológica. O objetivo segundo a educadora Esther Grossi é reintegrar os alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar, corrigindo as possíveis distorções, como idade/ano, existentes nas escolas.

Sobre Esther Grossi

Graduada em Matemática, Esther Grossi tem mestrado pela Sorbonne, em Paris. Em 1970, com mais 49 professores de Porto Alegre, fundou o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), tornando-se uma liderança na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira. Desde abril de 2002, Grossi coordena, em Porto Alegre, o projeto O prazer de ler e escrever de verdade, realizado pelas ONGs Geempa e Themis, com recursos do Ministério da Educação, e que objetiva a alfabetização de mil mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização do projeto está sendo especialmente acompanhada pela Unesco e pelo Unicef. Ex-deputada federal, Esther Grossi afirma que é mais fácil trocar a cor do cabelo do que mudar a educação e a política.