Visando a proteção das crianças e adolescentes de nossa cidade, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social realiza a “Ação Carnatal”, no Largo do Machadão. O trabalho tem como objetivo principal oferecer atendimento psicossocial e encaminhamentos às crianças e adolescentes que forem abordados pelos educadores sociais em situação de vulnerabilidade e/ou expostas a situações de risco pessoal e social, durante o período do evento “Carnatal”, que se realizá de 2 a 5 de dezembro.

“A Ação é de grande relevância já que no período do Carnatal observamos um elevado aumento no índice de crianças e adolescentes em situação de risco, e com base nas experiências anteriores é possível afirmar que os motivos que as levam para o local da festa são diversificados e variam entre ajudar economicamente a família e ainda a própria diversão. Isso implica, muitas vezes, em uso de substâncias psicoativas, mendicância, trabalho infantil, venda e consumo de drogas, e abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Iremos também realizar encaminhamentos com as crianças que estiverem desacompanhadas dos pais ou responsáveis”, explica o secretártio da Semtas, Alcedo Borges.

Todas as crianças que forem abordadas em situação de risco social ou desacompanhadas no espaço do evento serão encaminhadas para o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CERCA), montado pela Semtas no Ginásio Poliesportivo do 7° Batalhão de Engenharia e Combate (BECMB), localizado à Rua Djalma Maranhão, 641, Nova Descoberta. A criança deve ser identificada e sua família localizada para que a equipe tome das devidas providências.

A equipe contará com 120 profissionais de diversas áreas e todos os procedimentos serão pautados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A Ação é realizada em parceria com outras Secretarias do Município, além da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Conselhos Tutelares das Regiões Administrativas de Natal, Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outros. “Iremos desenvolver um trabalho integrado de abordagens sociais, atendimentos e encaminhamentos com os órgãos que compõem a rede de atendimento socioassistencial”, afirma a Diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Verônica Dantas.

O Centro de Apoio será organizado com equipe de multiprofissionais, havendo espaço recreativo para que as crianças tenham atendimento humanizado. Haverá local para pinturas, palhaços, pipoca, bolas, e outras atividades lúdicas, e ainda alimentação. “É importante destacar que os atendimentos e encaminhamentos devem favorecer o retorno da criança ao meio familiar, ficando o Acolhimento Institucional como último recurso”, declara Verônica Dantas.