Mais uma vez o maior Carnaval fora de época do Brasil contará com o apoio do Samu Natal, órgão referência em atendimento pré hospitalar. A parceria com a Destaque , que começou desde a inauguração do serviço, já dura oito anos.

Para  a edição deste ano, o atendimento aos foliões sofrerá algumas mudanças, sendo a principal delas, o local. Devido à implantação do Complexo Tático Operacional da Polícia Militar, que reúne os batalhões de Choque e Rocam na Rua Miguel Castro, o barracão de atendimento do Samu terá os moldes de um pequeno hospital de campanha e ficará localizado no estacionamento da agência SuperTur, rua transversal à Prudente de Morais e Romualdo Galvão. “Um ponto estratégico para a atuação de nossas equipes”, explica Wilma Dantas, coordenadora de enfermagem do Samu Natal.

O local será coberto por tendas e terá parte de sua estrutura climatizada e contará, ainda, com uma sala para estabilização – dotada de desfibriladores externos automáticos –  outra para pequenas cirurgias, copa e ala para acolhimento, com cerca de dez leitos destinados à administração de medicações e pacientes em observação.

Além disso, o atendimento do Samu terá um pequeno posto avançado, localizado no corredor da folia, atuando em atendimentos mais urgentes, dotado de sala de estabilização e acolhimento com 4 leitos.

Para garantir a celeridade nos atendimentos, cerca de 125 pessoas deverão compor a equipe do Samu para o Carnatal. Ao todo 12 médicos, 12 enfermeiros, 52 técnicos de enfermagem, além de profissionais de apoio estarão trabalhando durante os quatro dias do evento.

Além disso, para dar suporte aos atendimentos, o Samu Natal disponibilizará três ambulâncias: duas de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI). “Cerca de 99% dos casos são resolvidos no próprio local. Apenas uma minoria é encaminhada para as unidades de referência como o Hospital Walfredo Gurgel e rede privada”, explica Wilma Dantas.

Segundo a coordenação do órgão, mais de 90% das ocorrências são casos de embriaguês e coma alcoólico. Os casos mais graves registrados durante o evento raramente envolvem foliões dos blocos. Segundo a coordenadora de enfermagem do Samu Natal , geralmente esses últimos, são traumas causados por arma de fogo e arma branca, ocorridos entre os pseudo-foliões, que se camuflam em meio à pipoca.

O trabalho dos profissionais do Samu só é possível graças à parceria do órgão com a Destaque Promoções, que custeia o pagamento dos plantões a todos os funcionários cedidos pelo Samu Natal. Todos eles estarão fora da escala do órgão, e por isso, são convidados a participar do evento de forma espontânea, já que a presença do Samu em festas de caráter privado é proibida. “Não temos autorização de disponibilizar as ambulâncias em serviço para esse fim, a não ser nesses termos”, explica Wilma Maria, Coordenadora de Enfermagem do Samu Natal.

Como toda a estrutura do Samu Natal estará preservada, já que apenas funcionários de folga e ambulâncias reservas fazem parte do evento, o órgão mantém a capacidade profissional de atender aos casos mais graves que ocorram na cidade incluindo o socorro a múltiplas vítimas, por exemplo. “Todas as nossas ambulâncias continuam posicionadas nos principais pontos da cidade, e na central, médicos, enfermeiros e rádio operadores estarão prontos a prestar o mesmo atendimento de urgência de sempre. A população que não vai pular, pode ficar sossegada”, garante Wilma