Em parceria com o Unicef, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo durante todo o dia desta terça e quarta-feira, dias 23 e 24, a formação dos gestores que trabalham com as famílias das crianças dos Centros de Educação Infantil da capital – CMEIS. A formação vem sendo realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) das 8h às 17h e tem o propósito de colocar a Educação Infantil em posição de destaque dentro das mudanças sociais que ocorrem no país.
Aberto às 8h pelas secretárias adjuntas da SME, Eliana Torres (Gestão Escolar) e Tânia Leiros (Gestão Pedagógica), o evento contou com a presença de cerca de 200 participantes. O Unicef esteve representado pela oficial responsável pelo projeto, Tati Andrade e pelo gestor de programas, Rui Aguiar. Na oportunidade, cada CMEI ganhou um kit composto de cinco álbuns contendo leituras que tratam do desenvolvimento infantil em todas as suas fases.
Educação, Família e Comunidade. Foi o tema abordado pelo gestor de programas do Unicef, Rui Aguiar, que levou todos os presentes a fazerem uma reflexão sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento da criança e das suas relações na família e na comunidade. E qual o papel da Educação Infantil nesse processo de mudança social que o Brasil ta vivendo que é o de retirar as famílias de situação de vulnerabilidade para a situação de autonomia, rompendo os ciclos do assistencialismo e promovendo os direitos humanos.
“O que nós vemos é que a Educação Infantil é fundamental porque ela pode apoiar não só as crianças, mas a família se houver um trabalho integrado e com muita participação da comunidade. A importância desse trabalho é a de colocar a Educação Infantil num ponto central das mudanças sociais, ou seja, se a família está na centralidade da política pública a educação infantil deve estar na centralidade de tudo que se faz em relação à família. É o melhor local para promover mudanças”, ressaltou Rui Aguiar.
Após essa primeira palestra, a oficial do Unicef, Tati Andrade organizou uma exposição dialogada sobre os objetos e fundamentos de Família Brasileira Fortalecida, mostrando a situação da infância brasileira; os estudos sobre o desenvolvimento do cérebro; e o estudo das competências familiares do Unicef, seguido de apresentação de vídeo. Às 11h30, uma nova exposição enfocando o tema Promoção do Desenvolvimento Infantil. A programação continua na parte da tarde com dinâmica de grupos; exposições; leitura e análise dos álbuns distribuídos; plenária; e avaliação do dia.