Uma grande caminhada será o primeiro evento para marcar o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A secretaria de Trabalho e assistência Social (SEMTAS) através do Centro de Referência da Assistência Social ( CRAS) mobilizou as comunidades da África, Pajuçara, Salinas, Felipe Camarão e Guarapes para o evento. A concentração está marcada para às 9h, na Av. Dr. João Medeiros Filho, próximo a caixa d´água e ao posto de gasolina, zona norte. A coordenação espera um público de mais de 500 pessoas.

Além das comunidades, a família da jovem Maria Luzia, 15 anos, morta brutalmente no final de abril, se sensibilizou com a causa e vai participar da caminhada com amigos e parentes da adolescente.

A data 18 de Maio foi instituída em 1973, em Vitória-ES, por um crime que também chocou o país, e ficou conhecido como “Crime Araceli”. Araceli Cabrera Crespo tinha 8 anos quando foi raptada, drogada , estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta, e apesar da natureza hedionda do crime, prescreveu impune.

Desde então, a data é motivo de mobilização de diversos setores da sociedade, governos, ongs, e imprensa para o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. O movimento estimula e encoraja também as denúncias de situações de violências, principalmente sexual. Outro objetivo da data é criar possibilidades e incentivos para a implementação de ações de políticas públicas capazes de conter e combater a impunidade, e ainda proteger as vítimas conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A programação da SEMTAS alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes se estende durante a semana, até dia 22/05, com palestras para grupos de idosos, adolescentes do ProJovem, gestantes assistidas pelo CRAS de Pajuçara, estudantes da Escola Zilá Mamede; panfletagem no bairro de Felipe Camarão com o Peti de Cidade da Esperança; ações sociais e comunitárias no Guarapes, África, Salinas e Pajuçara; e ainda ação de cidadania com emissão de documentos na Escola Municipal Prof. Veríssimo de Melo, dia 21 das 12h às 12h e das 13h às 17h.