Comunidades Quilombolas de várias partes do Estado, Fórum de Mulheres Negras, Fórum da Juventude Negra entre tantas outras entidades de classe vem realizando a Semana da Consciência Negra. Os eventos contam com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), dentro da programação do Natal em Natal. São cursos, palestras, torneios esportivos, desfile de moda, apresentações de grupos culturais, exposições fotográficas e de roupas e adereços da religião Matriz Africana e Brasileira e shows musicais. No dia 20/11, às 7h, um cortejo Afro sairá da Praça André de Albuquerque. As informações sobre os eventos pelos telefones: 9921-0188 / 8872-5730 / 9186-2732.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, focando principalmente as crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. O dia é celebrado desde a década de 60, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.