A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas irá realizar no dia 13 de outubro, o 4° Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento ocorrerá no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), reunindo 250 profissionais da assistência social, e idosos dos grupos de convivência ligados a Semtas. O objetivo do evento é levantar a temática da nova tipificação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, que promete trazer mudanças nos serviços que a Prefeitura do Natal oferece ao idoso.

“Neste seminário iremos explicar como ficará na prática as inovações propostas pelo MDS. Agora o SOS Idoso passará a ser um canal de disque-denúncia, que realizará os devidos encaminhamentos ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Vamos também falar das mudanças no Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e no Departamento de Proteção Social Básica (DPSB)”, explica Andrezza Silva, Coordenadora do Serviço Especializado da Pessoa Idosa da Semtas.

O evento será aberto pela Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Natal, Thelma Targino, e a mesa da temática será composta pelas diretoras do DPSE, Verônica Dantas, e do DPSB, Lizandra Brito. O evento irá contar ainda com a participação da Promotora do idoso, Dra.Yadia Gama, que irá apresentar uma visão do Ministério Público a cerca da violência contra a pessoa idosa.

De acordo com dados da Coordenação do Serviço Especializado da Pessoa Idosa da Semtas, mais de 510 idosos, entre homens e mulheres, foram violentados de janeiro a setembro de 2010 em Natal. “Agressão física, verbal, humilhação, discriminação, utilização indevida por terceiros de benefícios assistenciais e aposentadoria e negligencia no atendimento das necessidades de saúde são alguns dos atos de violência praticados contra os idosos. Infelizmente as agressões são realizadas, em sua maioria, no âmbito familiar”, afirma Andrezza Silva, Coordenadora do Serviço Especializado da Pessoa Idosa.

O telefone do disque-denúncia da Semtas é o 0800-084-1021.