Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal esteve presente na abertura da Estratégia de Vacinação nas Escolas de 2025, que aconteceu no auditório do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN (IERN). Intitulada “Minha Escola Nota 10 na Vacinação: Nada de perder ponto na Saúde!”, a estratégia visa ampliar a cobertura de vacinas nas escolas, com foco na imunização de crianças e jovens da rede de ensino do município. 

"Hoje marcamos o início da estratégia de vacinação nas escolas de Natal. Nossas equipes de saúde, em conjunto com a das escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), vão iniciar as estratégias para implementar a vacinação nos territórios, analisando a situação vacinal para o público infantojuvenil e regularizando as vacinas para proteger nossas crianças e adolescentes", explicou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A solenidade contou com a vacinação simbólica dos jovens Sophie Dominique e Luiz Rauciele, estudantes do IERN, que receberam a dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que em Natal está disponível em dose única para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 19 anos e será ofertada também nas escolas.

O evento marcou o início da imunização para estudantes das escolas municipais, estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vão poder regularizar a situação vacinal (além da vacina contra o HPV) com a oferta de diversos imunizantes, como da vacina tríplice viral, tríplice bacteriana (DTP), febre amarela e Meningocócica ACWY.

A vacina contra a dengue também vai ser ofertada nas instituições de ensino. Em Natal, cerca de 9 mil crianças que receberam a primeira dose do imunizante contra a dengue não compareceram a um ponto de vacinação para receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal contra a doença.

Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a iniciativa faz parte das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa nacional que busca integrar o trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde e da Educação Básica, promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento saudável dos alunos da rede pública. Em Natal, a parceria tem se consolidado como uma estratégia eficaz para levar informações e cuidados essenciais às escolas, fortalecendo a saúde e a aprendizagem das crianças e adolescentes.