O terceiro encontro da capacitação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a rede de saúde do município, aconteceu nesta quarta-feira (9), na Unifacex. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e com apoio do Setor de Educação Permanente em Saúde e Articulação Ensino-Serviço (SEPAES), o momento reuniu 30 profissionais da rede que trabalham com as PICS nos serviços de saúde do município. 

O momento deste mês foi marcado pela oferta de meditação com óleos essenciais aterradores e cítricos, cromoterapia e musicoterapia (abordagem que utilizam as cores e a música, respectivamente, para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida).

“Hoje realizamos esse momento com essas três PICS para proporcionar uma vivência aos profissionais, estimular e mostrar como eles podem reproduzir essas práticas nas unidades em que eles trabalham”, comentou Magda Fabiana Dantas da Costa, facilitadora da capacitação e diretora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC).

A formação acontece mensalmente com a intenção de capacitar diferentes profissionais da rede para agirem como multiplicadores das práticas nos serviços de saúde em que eles trabalham. Dentro da programação, serão realizadas 12 capacitações sobre diferentes Práticas Integrativas ofertadas pelo município. 

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas realizadas visando prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), que completa 18 anos de instituição em 2024, sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.