Com o intuito de discutir mecanismos de combate às ligações clandestinas de esgoto em nossa capital, representantes da ARSBAN (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal), da CAERN e das secretarias de obras públicas e infraestrutura (SEMOPI) e de meio-ambiente e urbanismo (SEMURB) reuniram-se na manhã desta terça-feira (21) no auditório da Agência.

O encontro foi mediado pela Agência, que preparou juntamente com a analista de regulação Mariana Magna uma apresentação sobre o problema que vem ocorrendo, elencando algumas situações de ligações clandestinas presentes na cidade.

Em seguida iniciou-se um debate em relação ao que cada órgão poderia contribuir para solução do problema. Ficou definido que a CAERN irá remeter à ARSBAN as informações de mapeamento do esgotamento sanitário, a SEMOPI remeterá seu levantamento acerca do sistema de drenagem e a SEMURB as informações sobre geografia urbana. Os três mapas sobrepostos formarão o quadro das potencialidades quanto às ligações clandestinas. Após o mapeamento geral, serão estabelecidas as prioridades, metodologias e cronograma de ações.