Dando continuidade a capacitação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizou mais um encontro para as equipes multiprofissional da rede que trabalham com as PICS nos serviços de saúde do município.
A ocasião foi marcada pela apresentação de conceitos, princípios e ideias sobre a aromaterapia, prática secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais extraídos de vegetais (criados com essências de ervas, especiarias, capins selvagens, flores, cascas e árvores) para estabelecer reequilíbrio físico e emocional. Dentro da programação, serão realizadas 12 capacitações sobre diferentes Práticas Integrativas ofertadas pelo município.
Magda Fabiana Dantas da Costa, facilitadora da capacitação e diretora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), reforça que as formações são mensais, e dessa vez contou com representantes de diferentes profissionais que compõem a equipe multiprofissional que atuam no município. “Tivemos 38 participantes, entre médicos, enfermeiros, agentes de saúde e agentes de combate às endemias, nutricionista, fisioterapeutas, assistentes sociais e farmacêutico; os profissionais que atuam com a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade da educação permanente, o que é muito importante para expandir a divulgação sobre os benefícios das práticas.”
“Além de fortalecermos a nossa assistência, trabalharemos as Práticas Integrativas e Complementares, levando mais alternativas de saúde para a população”, comentou a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Felipe Camarão II, Magnólia Gonzaga, participante da capacitação.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que visam prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), que completa 18 anos de instituição em 2024, sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.