O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) realizou a segunda reunião Integrativa com os servidores do departamento. Os profissionais, que atuam nos setores do DVS, realizaram uma apresentação, a partir da avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS) de 2024, discutindo as metas alcançadas e as expectativas para 2025.
A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento de planejamento e gestão do SUS que tem o objetivo de definir anualmente as metas e ações do Plano Plurianual de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados durante o ano. Durante o encontro, os profissionais foram convidados a refletir e realizar apresentações sobre três questionamentos: o cumprimento de metas e ações relevantes desenvolvidas em 2024, os indicadores alcançados durante o ano e as estratégias para superação desses desafios em 2025.
“Esse momento com os técnicos do Departamento onde trabalhamos os instrumentos de gestão, é importante e proporciona aos servidores a visibilidade das ações de Vigilância em Saúde, as quais são norteadoras das políticas de saúde do Município”, explica José Antônio de Moura, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), sobre o encontro.
Representantes de todos os setores e serviços que fazem parte do Departamento, responsáveis pelo monitoramento e pela prevenção e proteção à saúde da população no município, participaram do momento: a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), o Setor de Vigilância Sanitária (SVS/VISA), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, o Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Setor de Estatísticas Vitais (SEV).