O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, participaram neste sábado (18) da ação social “IFRN Sem Fronteiras”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, localizado na Zona Norte de Natal.

O evento reuniu servidores, alunos e parceiros da Instituição que por meio de interação com a sociedade realizaram atividades assistenciais, educacionais e recreacionais, movimentando todos os participantes em torno do compromisso com a transformação social. “A Semtas se fez presente nesta grande ação para discutir a questão da violação de direitos sociais. Houve estandes do CRAS e do CREAS orientando a população sobre a atuação destes dois serviços sociais, como por exemplo, explicando como dar proteção social às pessoas em situação de rua, exploração sexual e trabalho infantil”, afirma Zilda Torres Felipe, Coordenadora do CREAS IV.

Os visitantes poderam tirar suas dúvidas sobre violação dos direitos nos estantes da Semtas com os técnicos do CRAS e CREAS (Pedagogos, Educadores Sociais, Assistentes Sociais, Psicólogos e Advogada). “Nossa participação neste evento servirá como uma espécie de Busca Ativa. Tenho certeza que com nossas orientações poderemos identificar famílias que estão em situação de violação de direitos e em vulnerabilidade social, para então inseri-las na rede de assistência social”, afirma a Coordenadora do CREAS IV.

SAIBA MAIS SOBRE O CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa Unidade Pública Municipal, que coordena e articula a Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, sendo responsável ainda pela orientação e apoio especializados e contínuos direcionados a famílias e indivíduos que se encontram com seus direitos violados, mas que não estejam com os vínculos rompidos.

Tem como objetivo criar condições que possibilitem o resgate e a garantia dos direitos, acesso aos serviços de assistência social, saúde, educação, justiça, esporte, lazer e cultura, guardando o compromisso ético e político e a multiplicidade das ações para seus usuários. O público-alvo são pessoas e famílias que estejam em situação de risco ou com seus direitos violados, tais como: pessoas idosas; crianças e adolescentes em situação de violência sexual; pessoas com deficiência; mulheres vítimas de violência; população em situação de rua, dentre outros. Os telefones para mais informações são: 3232-5612, 32324746 e 8818-3128.

SAIBA MAIS SOBRE O CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) configura-se como uma Unidade Pública Municipal “porta de entrada” da Assistência social, onde são desenvolvidos os serviços de Proteção Social Básica de Assistência Social, sendo, ainda responsável pela articulação dos serviços da Rede de Proteção Social (saúde, educação, trabalho e renda, integração social, dentre outros). Este Centro tem a finalidade de facilitar o acesso das famílias e pessoas, que se encontram em situação de pobreza, de ausência de renda, com precário acesso aos serviços públicos e com fragilidade dos vínculos de pertencimento familiar e comunitário, aos serviços da proteção social básica.

Tem como objetivo prevenir situações de risco daquelas famílias e pessoas que se encontram em situação de pobreza e ausência de renda, nas regiões administrativas do Município, por meio do desenvolvimento de potencialidades, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo aquisições sociais e materiais às famílias, visando à construção e a autonomia dos usuários na garantia de direitos com a superação das condições de risco e vulnerabilidade social.

O público-alvo são famílias e pessoas que se encontram, na respectiva área de abrangência de cada CRAS, em situação de pobreza, de ausência de renda, com precário acesso aos serviços públicos e com fragilidade dos vínculos de pertencimento familiar e comunitário.

CRAS – África: Rua Conselheiro Tristão,s/n, Redinha. (84) 3232-8224
CRAS – Felipe Camarão: Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Felipe camarão. (84) 3232-4784
CRAS – Guarapes. Rua Novo Guarapes, s/n – Guarapes. (84) 3232-8377
CRAS – Pajuçara. Rua Flor do Paraíso, 319 – Loteamento Dom Pedro I – Pajuçara. (84) 3232-4877