A Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) está capacitando a sua equipe técnica visando à implantação do Programa Governança Solidária na cidade. A quarta e última oficina interna foi realizada nesta sexta-feira, 17, na sede do órgão, que contou com a presença do secretário Rivaldo Fernandes e do subprefeito da Região Leste, Jackson Costa de Oliveira.

Na ocasião, foi discutida a metodologia e definida as áreas prioritárias. O próximo passo, segundo Rivaldo Fernandes, será a busca dos parceiros. Entre eles, citou os representantes de conselhos comunitários, igrejas evangélicas, universidades, Arquidiocese de Natal, Fecomércio, Fiern, Federação da Agricultura, Sindicatos e Ong’s, além de pessoas preparadas e comprometidas com o futuro de Natal.

Fazem parte da pauta da Serig as discussões sobre o orçamento público da cidade 2011 e 2012; investimentos da Copa do Mundo de 2014; ajuda na construção e articulação do Conselho das Cidades (Concidade); Programa de Habitação Popular de Natal; transporte público; e demais eventos que envolvam a participação das comunidades da capital.

Rivaldo Fernandes revelou que, na próxima semana, a prefeita Micarla de Sousa deverá assinar o decreto que institui o programa Governança Solidária e também anunciar a mudança da sede da Serig que deverá ocupar o atual prédio da Procuradoria Municipal. Para ele, é fundamental que a Serig fique próxima ao Gabinete da Prefeita devido o carinho especial que a gestora vem dedicando ao trabalho feito junto às lideranças.

O secretário acrescentou que a prefeita de Natal também fará, na oportunidade, a entrega da “Revista Governança Solidária Bairro da Gente” as lideranças comunitárias da capital potiguar. “A nossa intenção é fazer a articulação através de uma rede de conectividade entre os setores comunitários, empresariais e governamentais, numa perspectiva da construção de uma Natal Cidade Sustentável que é o objetivo central da administração Micarla de Sousa”.

De acordo com Rivaldo, esse trabalho já começou. “Com esta quarta oficina estamos completando a fase de capacitação dos agentes internos para que possamos fazer o trabalho externo”. Na próxima semana está agendada mais uma oficina, desta vez, envolvendo voluntários e diretores de universidades. A expectativa do secretário é de que até o final da atual administração, a Prefeitura Municipal terá implantado 36 comitês de governança solidária nas comunidades.