A Secretaria Municipal de Educação está realizando de 28 a 30 de janeiro, um curso de formação para gestores e secretários escolares, com o objetivo de orientar o preenchimento correto do Censo Escolar. Durante a formação, são abordados os critérios para o preenchimento dos dados, o que deve ser informado e o calendário do processo.

De acordo com o coordenador do Censo Escolar em Natal, professor Fábio Marcelo de Souza Fernandes, a coleta de dados ocorre anualmente no mês de maio. "A coleta dos dados acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, conforme definido por lei. Nesse dia, é feito um levantamento detalhado da situação da escola, que é enviada ao INEP. Em seguida, os dados passam por verificações rigorosas, já que envolvem repasses financeiros. O INEP checa se os alunos realmente existem e acompanha as informações enviadas. Com a adoção de políticas nacionais mais rígidas de fiscalização, a escola deve ter o máximo de critério ao preencher o Censo.", pontua Fernandes.

O gestor da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Melquisedec Jacob Alves, destacou a importância da formação, especialmente para os novos gestores: "A capacitação é essencial porque apresenta rotinas importantes para os gestores que já estão na escola, reafirmando conhecimentos. Para quem está chegando, é ainda mais relevante, pois evita o envio de informações equivocadas ao sistema. Estamos agora na fase de informar os resultados e registrar a admissão de alunos que chegaram após a data do Censo. Esse treinamento facilita bastante o trabalho na escola”, destaca Alves.

assessora de Planejamento e Avaliação (APA), Sírlia Lira, reforçou que a correta alimentação do Censo Escolar garante transparência e eficiência na gestão educacional"A coleta dessa etapa do Censo Escolar é fundamental para monitorar a trajetória dos alunos, subsidiar políticas educacionais e assegurar o acesso a recursos essenciais para a melhoria da educação. Dessa forma, a formação reforça o compromisso da Prefeitura do Natal com a gestão eficiente e a qualidade do ensino público”, afirma Lira.

 

O Censo Escolar é responsável pela disponibilização dos recursos para as escolas da rede municipal, e a precisão dos dados informados é essencial, porque qualquer erro pode comprometer o repasse de verbas federais. A falta de informações corretas pode, inclusive, levar à realização de auditorias por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Tribunal de Contas da União (TCU).