A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou o Instituto Juvino Barreto, na tarde desta quinta-feira (16), conhecendo a nova realidade da instituição, que oferece agora mais qualidade de vida aos idosos residentes. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) assumiu a administração da casa desde o último mês de junho, depois que o Ministério Público Estadual pediu a intervenção do abrigo devido a várias irregularidades detectadas, e proporcionou benefícios.

A promotora de defesa do idoso, Iadya Gama Maio, também participou da visita e analisou de forma muito positiva o trabalho feito pela administração da prefeitura durante este período.

“Vim acompanhar in loco como está se dando a administração da Semtas aqui no Juvino Barreto. O que observei é que com o trabalho da Prefeitura do Natal, os idosos passaram a ter qualidade de vida”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa, afirmando ainda que continuará a parceria entre o executivo municipal natalense eo Juvino Barreto. Durante a visita ao abrigo, a prefeita Micarla de Sousa conheceu as dependências da instituição e conversou com funcionários e idosos sobre as melhorias implantadas no local.

Interdição

A promotora de defesa do idoso explicou o que levou a interdição do Juvino Barreto. “Interditamos o local desde o último dia 10 de junho deste ano para que fossem feitas adequações em vários setores na estrutura física e de funcionamento da casa”, explicou a promotora Iadya Gama.

A interdição do Ministério Público, segundo a promotora, se deu por falta de número de profissionais suficientes para atender os idosos, alimentação inadequada, higienização e falta de um maior número de leitos. “A interdição termina no próximo dia 8 de outubro. Estamos analisando o que fazer após esta data”, informou Iadya Gama.

O interventor presidente escolhido para assumir a administração do instituto, Kerginaldo Jacob de Medeiros, informou que para administrar o Instituto Juvino Barreto, a Semtas viabilizou a vinda de um grupo de pessoas que passaram a atuar na área administrativa, técnica e médica.

“Só para se ter uma idéia, antes da intervenção os idosos bebiam água direto da torneira e agora passaram a consumir água mineral. Isso provocava muita diarréia, que agora diminuiu sensivelmente, inclusive, influenciando no uso de uma menor quantidade de fraldas e de medicamentos.

O interventor disse ainda que também foi feita uma reforma na estrutura da casa, desde a pintura, como também a construção de novas alas para abrigar os idosos”, informou Kerginaldo Medeiros, salientando que agora os idosos também ganharam mais cidadania.

Foi o que comprovou o terceiro sargento reformado do Exército, Vicente Paulo de Oliveira Melo, que vive no Juvino Barreto há cerca de 10 anos. “Comparado com o que vivíamos antes, melhorou muito, como o nosso relacionamento com os funcionários”, destacou Vicente Melo. As freiras que administravam a casa, continuam realizando no local serviços religiosos.

Estrutura

Atualmente o Juvino Barreto possui 134 idosos abrigados, mas tem capacidade para 150 residentes. A estrutura da casa é formada por quatro vilas, cinco pavilhões, sendo três femininos e dois masculinos.