Uma cigarreira transformada irregularmente em três pontos comerciais de alvenaria foi removida na manhã desta quinta-feira,16 de setembro, pela fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A edificação localizada na esquina da Avenida Alexandrino de Alencar com a Jaguarari, no bairro de Lagoa Seca, estava ocupando a calçada. A ação contou com o apoio da secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

No local existiam uma pequena lanchonete e uma loja de conserto de calçados, o proprietário da edificação transformou a cigarreira em pequenos pontos e os alugava. Segundo a fiscal da Semurb que comandou a operação, Ana Karoline Florêncio, a cigarreira estava realizando o uso irregular de área pública.

“O proprietário recebeu a intimação em agosto de 2009, além disso, foi convocado a comparecer a sede da Semurb para prestar esclarecimentos e apresentar defesa, o que não ocorreu. Diante disso, em novembro do mesmo ano foi emitida a declaração de revelia, indicando que o responsável após os 30 dias do recebimento do auto de infração não se apresentou”, explica a fiscal da Semurb.

Ainda segundo Ana Karoline, o processo foi a julgamento em fevereiro deste ano. “O auto de infração foi considerado procedente e após o julgamento ainda foi dado um prazo de dez dias para que o proprietário realiza-se a demolição voluntária”, acrescentou.

Durante a ação da não havia nenhum material dentro dos estabelecimentos tudo já havia sido retirado pelo responsável. A Semurb solicitou a presença da Cosern, que esteve no local para realizar o corte da rede elétrica e também contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros que fez o isolamento da área.