A Escola Municipal Juvenal Lamartine, localizada no bairro do alecrim, será a primeira escola do Rio Grande do Norte a implementar o Programa de Escolas Acadêmicas em Natal (RN), por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse Projeto Científico tem o objetivo de combinar a prática da educação com a pesquisa e vai ser implantado inicialmente em cinco escolas da rede municipal.

A primeira reunião para detalhamento do convênio, aconteceu nesta última quarta-feira, 15, com a presença do doutor do Instituto de Neurociências, Antônio Pereira, do artista plástico e dos professores do Departamento de Artes da UFRN, Marcos Andruchak e Olavo Berssa. Representando a SME estavam presentes a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora, Tânia Leiros, o chefe de gabinete, Marcos Cleber e a gestora da Escola Municipal Juvenal Lamartine, Jeana Magalhães Oliveira.

Ficou acordado que numa Escola Acadêmica, professores e estudantes trabalham conjuntamente em projetos de pesquisa que visam otimizar o aprendizado e o desempenho acadêmico. O foco do programa é o treinamento de professores da rede pública de ensino fundamental, para que os mesmos possam otimizar o desenvolvimento da prática educacional baseados nas descobertas mais recentes da pesquisa em Educação e das Neurociências.

O cientintista Antônio Pereira, durante o encontro criticou o fato de no sistema educacional brasileiro existir uma verdadeira “maratona de memorização”, modelada para o sucesso do vestibular, existente nas escolas da rede privada quanto pública. “Essa maratona joga o aluno num ambiente onde isso não é a coisa mais importante na universidade, então a gente precisa mudar isso e a proposta objetiva desse projeto é mostrar que esse foco, esse tipo de aprendizado estar errado”, disse. E complementa: “O foco exclusivo não quer dizer que a gente não precise memorizar, é importante também conseguirmos resolver outros problemas quando eles aparecerem, problemas novos”.

O projeto vai utilizar ferramentas simples, de treinamento com a memória de trabalho, melhorar a inteligência fluida, utilizar o método científico para formação dos professores e alunos e criar novos conhecimentos, visando melhorar a educação.

A secretária adjunta Tânia Leiros parabenizou todos que fazem parte da Escola Juvenal Lamartine: “Porque virou referência nesse assunto e vocês estão à frente, estão contribuindo certamente para um trabalho que é inédito na rede pública”, disse.

Mural do Projeto Andruchak Brasil

A Escola Municipal Juvenal Lamartine ainda vai ser contemplada com um trabalho extremamente simbólico dessa nova mentalidade e mudança que está para acontecer na escola: uma pintura em relevo de um mural do artista plástico brasileiro Andruchak.

Sua pintura busca mostrar o imaginário de situações reais, surreais ou abstratas, procurando sempre um estilo único, próprio, inspirado em tudo que considera atraente, desde pinturas, texturas, rabiscos e o estudo das cores que melhor se apliquem a cada grafismo que produz.

O trabalho contou com patrocínio de uma empresa paranaense e será realizado em outubro, num grande evento na sede da escola, envolvendo toda a comunidade escolar. O projeto também conta com a participação de seis alunos fixos e do professor do Departamento de Artes da UFRN, Olavo Berssa, responsável pela pesquisa, estimulando os alunos a pensar o que pode ser feito.

“Quando a gente faz o mural, tem outras ações paralelas. Os alunos vão filmar, depois tem todo o trabalho de edição. Temos ainda alunos e professores que vão falar sobre artes” disse. Sua obra será realizada no estilo geometricismo, mas outros estilos podem ser trabalhados em sala de aula. O mural levará quatro dias para ficar pronto, terá o logotipo dos parceiros, breve resumo do que é o mural e a assinatura dos participantes. “Ficará o registro dessa participação e o símbolo de que todo o trabalho terá continuidade a partir daí”, afirmou o artista.

Jeana Magalhães, diretora da escola resumiu o sentimento de toda a escola e dos integrantes do projeto: “Nosso objetivo é proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças, que são o futuro do nosso país. Parabenizo a secretaria e UFRN pela parceria desse projeto maravilhoso”.