A Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no bairro Pitimbu, celebrou o 30º aniversário de fundação (Jubileu de Pérola) na tarde e noite da última sexta-feira (06). O evento, que reuniu estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis, transformou a quadra esportiva da instituição em um local de festividade e reflexão sobre três décadas de compromisso com a educação pública e a comunidade.  
 
A gestora administrativa e financeira, Mintza Idesis Jácome Bezerra, ressaltou a importância do evento. "Essa comemoração é resultado de 30 anos de trabalhos dedicados à formação de cidadãos”. E sobre a perspectiva dos 30 anos vindouros disse: “queremos continuar crescendo e melhorando para que esta unidade de ensino se consolide cada vez mais como uma escola pública de qualidade".  

O evento homenageou os professores que passaram pela instituição ao longo da história, entre os mais antigos está a professora Sônia Maria de Sena Silva, com 30 anos de serviço. “Aqui é um espaço para a formação de pessoas, de cidadãos, eu trabalho na escola com prazer e alegria, é um trabalho que não é um fardo, é um prazer vir para cá todos os dias, essa escola é uma família, trabalhar aqui é especial”, destacou Silva. A programação incluiu ainda atividades significativas, como a explicação da cápsula do tempo, apresentações musicais, teatrais e do coral da escola, depoimentos e muitas homenagens.

A comunidade escolar também destacou a importância da instituição na formação dos estudantes. Luana Kaline Cardoso Miranda tem dois filhos que estudam na unidade, sendo Lauany Gabrielly Cardoso Miranda, de 11 anos, do 5º ano D, e Ebenezer Gabriel Cardoso Miranda, de sete anos, do 2º ano C. “Que comemoração linda, representando um momento acolhedor para a minha família. Essa escola não é só lugar de ensinamento, mas também é lugar de afeto”, afirmou Miranda.  

O secretário adjunto de Administração Geral, Lucas Bento da Silva, que representou a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, ressaltou que a Escola M. Professor Ascendino de Almeida é uma referência em educação. “Parabenizo e agradeço a todos aqueles que ajudaram a construir e continuam construindo a história da Ascendido de Almeida, entre, gestores, ex-gestores, professores, ex-professores, funcionários, estudantes e pais, por essas três décadas de compromisso com a educação e a comunidade escolar. Vocês são exemplos de história, dedicação e qualidade de ensino”.
 
Mostra Pedagógica
 
Além do Jubileu de Pérola houve ainda a Mostra Pedagógica 2024, com o tema "Ascendino 30 anos, promovendo a integralidade do ser no fazer pedagógico", que contou com uma exposição de projetos sobre empreendedorismo e reciclagem, com trabalhos escolares desenvolvidos ao longo do ano, e também de apresentações culturais e artísticas.

A professora Juliana Delmiro Cordeiro Silva, responsável pelo 3º ano "A" comentou sobre os brinquedos ecológicos, tema da turma. “Trabalhamos essa questão uma vez que, nós utilizamos em nosso recreio lúdico, que já perdura há mais de 15 anos na escola, os brinquedos reciclados e pedagógicos. Os estudantes gostam e brincam muito”, disse Juliana Silva.
 
Admirado com a qualidade dos trabalhos estava Severino Nunes da Silva, pai da estudante Maria Clara Bernardo da Silva, do 4° ano "C". “A mostra pedagógica está ótima, com trabalhos bem legais. Vim prestigiar minha filha e estou contente com o trabalho que ela realizou e apresentou”, comentou o pai.

“A Ascendino de Almeida é a melhor escola que eu já estudei. Minha família também acha o ensino excelente. Gosto muito de estudar aqui, de brincar na quadra, fazer educação física, é muito legal, hoje tudo está sendo impressionante, eu adorei a festa”, declarou o estudante Leandro Fellipe Souza da Silva, de 11 anos.