Celebrando o Dia Mundial e Nacional do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizou programação com atividades alusivas ao combate ao Diabetes Mellitus. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dix-Sept Rosado, e ao longo de todo o dia, os serviços de saúde do município realizaram atividades de educação e prevenção, detecção precoce e o controle da doença.

“Durante todo esse mês estamos realizando ações alusivas ao diabetes, mas no decorrer do ano realizamos atividades referentes aos portadores dessa patologia nos nossos serviços. As unidades estão sempre de portas abertas para receber, orientar, dar suporte caso seja necessário para a população, então procure as unidades para ter esse controle contra a patologia”, destaca Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

A atividade na unidade de Dix-Sept Rosado contou com aproximadamente 30 usuários selecionados previamente, além dos que procuraram a unidade por demanda espontânea, e ofertou atualização vacinal, avaliação odontológica, avaliação antropométrica, bioimpedância (exame que avalia a composição corporal do paciente), massagem, cuidados com os pés (com orientação sobre unhas e sapatos adequados), além de uma palestra com nutricionista sobre a principais alimentos e cuidados que devem ser observados na dieta.

Um dos serviços ofertados também foi o do screening dos pés, ou exame do “pé diabético”, que pode identificar o grau de perda da sensibilidade nos pacientes com diabetes. “Esse exame é importante para prevenir danos maiores, pois o paciente diabético muitas vezes machuca o pé e não percebo pá já tem essa perda de sensibilidade, e aí com esse exame a gente tenta prevenir essa alteração que pode surgir.” comenta Ana Clarissa Porto, médica da família da unidade, enfatizando que o ideal é o paciente realizar o exame pelo menos uma vez ao ano, além de outros exames de rotina de rastreio para controle da doença.

Maria Ramirez Sousa da Silva, de 65 anos, aproveitou a ação e realizou pela primeira vez o screening dos pés. “Gostei bastante da ação e do atendimento da equipe. Nunca tinha feito o exame do pé diabético, achei muito importante a iniciativa”, confidencia. Outra moradora da região que elogiou o serviço foi a aposentada Iva Maria da Cruz Guimarães, de 74, que levou o marido, que possui diabetes há dez anos, até a unidade para participar da ação. “Nota mil para o evento, fomos muito bem atendidos, tudo ótimo aqui. É muito gratificante saber que tem uma entidade que pode ajudar a gente na hora que a gente precisa, só gratidão.”, comentou.

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por apresentar níveis elevados de glicose no sangue, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. Entre os tipos mais comuns, existe o Diabetes Tipo 1 (que ocorre quando o organismo não produz insulina) e o Diabetes Tipo 2 (quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida ou não produz insulina suficiente), além da Pré-Diabetes (única etapa que pode ser revertida) e a Diabetes Gestacional, um tipo temporário que se manifesta quando há aumento de glicose no sangue da gestante.