Com o tema “Dedique uma manhã ao seu filho”, neste sábado (8), acontece o Dia D de intensificação da campanha de vacinação contra poliomielite em Natal. Durante o dia, a vacinação será ofertada exclusivamente para a imunização do público infantojuvenil da capital, com os imunizantes sendo oferecidos em diversas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h, e nos pontos extras de vacinação, funcionando das 10h às 20h.
A campanha de vacinação contra poliomielite iniciou no dia 27 de maio e segue até 14 de junho. Crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias indiscriminadamente devem receber a dose extra da vacina oral contra a doença, mesmo que já tenham o esquema de vacinação completo com todas as doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Vacina Oral Poliomielite (VOP). Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina oral. A partir desta campanha, o esquema será realizado apenas com a vacina injetável.
Para crianças menores de um ano, o esquema vacinal continua composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, que também estão disponíveis nas salas de vacinação do município.
“É importante frisar que neste sábado a vacinação será exclusiva para crianças e adolescentes, nesse dia o município de natal não vai vacinar adultos, então convidamos os pais ou responsáveis para procurar um dos pontos, seja nas unidades de saúde durante a manhã ou os pontos extras, e levem seus filhos para se vacinar”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
Em Natal, a vacinação está disponível no sábado, em várias Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h, e nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, das 10h às 20h. Todas as salas oferecem, além da vacina de campanha, todos os imunizantes do calendário vacinal de rotina.
A Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução da doença no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.
Confira as Unidades Básicas de Saúde que abrem neste sábado (8h às 12h)
Norte I
UBS Redinha, UBS Pajuçara, UBS Gramoré, UBS Vista Verde, UBS Alto da Torre, UBS Cidade Praia, UBS Nordelândia, UBS Nova Natal, UBS Parque das Dunas e USF Pompéia.
Norte II
UBS Bela Vista, USF Igapó, USF Panatis, USF Potengi, USF Santarém, UBS Nova Aliança, ESF Parque dos Coqueiros, UBS Pedra do Sino, USF Soledade II, UBS Jardim Progresso, USF Vale Dourado, Anexo - Vale Dourado e UBS Planície das Mangueiras.
Leste
UBS São João, UBS Lagoa Seca, UBS Alecrim, UBS Aparecida, UBS Brasília Teimosa. UBS Passo da Pátria, UBS Rocas e Unidade Mista de Mãe Luiza.
Oeste
UBS DiX-Sept Rosado, UBS Bom Pastor, USF Quintas, UBS Esperança, UBS Cidade Nova, UBS Monte Líbano, UBS Novo Horizonte, UBS Felipe Camarão II, UBS Bairro Nordeste, UBS Quintas, UBS Nova Cidade, Unidade Mista Felipe Camarão, UBS Felipe Camarão III, UBS Guarapes, UBS KM 6 e UBS Nazaré
Sul
UBS Nova Descoberta, UBS Pirangi, UBS Jiqui, UBS Pitimbu, UBS Satélite, UBS Ponta Negra, UBS Mirassol, UBS Rosângela Lima, UBS Candelária e UBS Ronaldo Machado.
Pontos extras de vacinação
Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionam das 10h às 20h.