Natal sediou nesta quarta-feira (5), o 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação, parte da programação educacional da Semana do Meio Ambiente de 2024. O evento reuniu especialistas, incluindo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, para discutir os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas, com um enfoque particular nas áreas urbanas.

Organizado em parceria entre a Prefeitura do Natal,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e DCE/UFRN, o seminário ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia da UFRN. E ofereceu uma série de palestras e debates ao longo do dia, proporcionando uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos e a formulação de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O evento começou às 8h30 com o credenciamento dos participantes. Às 9h, a Professora Ruth Ataíde da UFRN iniciou as atividades com a palestra de abertura intitulada "Direito à Cidade e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole". Em seguida, Thiago Mesquita, titular da Semurb, discutiu "Ações Municipais de Mitigação no Âmbito das Mudanças Climáticas".

"Nosso novo Plano Diretor tem um instrumento inovador em território nacional que é o Plano Municipal de Mudanças Climáticas,  que envolve muitos aspectos como compensação ambiental obrigatória, dentre outros aspectos  que garantem a preservação de recursos naturais visando proteger o meio ambiente através de medidas efetivas estabelecidas como metas" , comentou Thiago Mesquita.

A iniciativa reforçou o compromisso da cidade de Natal em abordar os desafios climáticos de maneira proativa e colaborativa. Na ocasião, o representante da Semurb ainda apresentou com exclusividade o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudança Climáticas, elaborado por equipe técnica da pasta.

Outras palestras ao longo do dia incluíram temas como saneamento e mudanças climáticas, apresentados pela Professora Dayana Torres do IFRN, e as atividades do laboratório de variáveis ambientais, com o Professor Francisco Raimundo da Silva do INPE.

"As adaptações no tratamento de água e esgoto devem ser realizadas de maneira urgente, pois nós já observamos situações graves envolvendo esse setor no nosso país e tudo está conectado e pode ser evitado com políticas efetivas e conscientização", discursa uma das palestrantes, a especialista, Dayana Torres.

À tarde, a programação continuou com discussões sobre os impactos climáticos na bacia do Pitimbu, pela professora Karine Deusdará; A Importância da Ciência Ecologia para a preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas pelo Professor José Luiz Attayde da UFRN e os Marcos institucionais da Desertificação no estado do Rio Grande do Norte com Anny Catarina Nobre de Souza  do IDEMA e PPGe/UFRN.

“As mudanças climáticas tem alterado os padrões de chuva e de evaporação, isso ocasiona em muitas adversidades no período chuvoso. A bacia do Pitimbu é uma área de drenagem e as chuvas geram um escoamento superficial que levam areia para a bacia, dessa forma existe uma contaminação da água, o que é preocupante”, explica a professora Karine Deusdará.

E para encerrar o evento o tema Planejamento de ações de adaptação às mudanças climáticas: Cenários para o RN pela plataforma AdaptaBrasil com Diógenys Henriques IDEMA e PPGe/UFRN

SEMA 2024

Realizada pela Prefeitura do Natal sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) a Sema 2024 tem o apoio das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte e Lazer (SEL), de Governo (SMG), de Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), , Guarda Municipal, Urbana e o Projeto Planta Natal.

Além das parcerias da Natal Reciclagem, MC Mensagem Mobiliário Urbano, Pipoca Denny's e a Matersol. E o apoio da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser acessada aqui.