A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta segunda-feira (03), o Encontro de Abertura da Formação de Professores Municipais de Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na ocasião, foram apresentados dois importantes programas: o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Educação Infantil” e o “Curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil”. A palestra do evento foi proferida pela professora Maria Cristina Leandro de Paiva, doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o tema "Ser Docente na Educação Infantil".  


O evento contou com a apresentação do Coral Municipal Sons da Terra e uma leitura mediada pela professora e ex-assessora pedagógica da SME-Natal, Miriam Dantas de Araújo, que trouxe trechos do livro "Índice", do escritor Bartolomeu Campos Queiroz.

 
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, destacou a importância da colaboração entre os diferentes entes federados para o sucesso do programa. "É um momento histórico importante. No dia a dia das nossas crianças, os professores têm um papel essencial. Assim, é uma alegria participar desse momento e dessa história de aperfeiçoamento pedagógico, e assumir junto com cada um de vocês esse compromisso pela educação", afirmou.

 

Já a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), professora Glória Navarro, agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa. "É um desafio essa formação e fico imaginando quantas experiências maravilhosas existem nesse grupo de professores. Quero agradecer, em nome do DEI, a presença de todos, o compromisso de cada um de vocês", declarou.

 
A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, professora Régia Maria Silvestre, explicou o funcionamento do programa. "Esse compromisso é uma política que, para superar, dispõe a participação e articulação entre o MEC, as secretarias de educação, UNDIME, universidades, instituições de educação básica e professores. Vocês são o público para chegar em outro, que é a criança. Então, a demanda exige compromisso ético e colaborativo entre estas instâncias e as pessoas”, esclareceu.


Durante a palestra, a professora Cristina Leandro explicou que a função do professor da Educação Infantil requer escuta afetiva da criança com mudança de paradigma, entender o processo pedagógico. A palestrante comentou que a docência é uma ação, o resultado de ensinar. “Ensinar significa apontar signos. Na nossa leitura de docente, apontar signos é dar aula. Eu estou aqui, explicando e vocês estão aí, ouvindo como na sala de aula, normalmente é assim. É o ato de exercer o magistério, ministrar a aula, característica ou particularidade do docente. Ou seja, o docente da Educação Infantil precisa ter uma identidade, algo próprio, algo seu”, reforçou.


A educadora infantil do CMEI Kátia Fagundes Garcia, Louise Jar P. de A. Caldas, comentou da relevância do curso. "Estou alegre com essa oportunidade de formação que veio em um período bem interessante, principalmente para a Educação Infantil. Como eu estou retornando para as salas de aula, eu estava ansiosa por respirar esse clima de estudo, conhecimentos e troca de saberes", concluiu.