A facilidade para consulta e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)/Taxa de Lixo agora está na palma da mão do contribuinte natalense correntista do Banco do Brasil. Isto porque a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), em parceria com a instituição bancária estatal, aderiu à tecnologia que permite o pagamento do tributo pelo aplicativo do banco. Mesmo quem não tem conta no Banco do Brasil pode recorrer a um parente, por exemplo, para pagar o tributo.

“É uma facilidade grande para o contribuinte com toda a segurança que o banco garante. E para a administração municipal é uma medida de relevo, uma vez que agiliza o pagamento do tributo. Natal é a única cidade do Estado a contar com consultas e pagamento de IPTU integradas à plataforma do Banco do Brasil e se insere entre as cinco cidades brasileiras que dispõem da tecnologia para imposto predial e territorial”, assinala o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes.

No entendimento de Lopes, a ferramenta é perfeita, porque facilita muito o acesso aos pagamentos e quitação de débitos: “Todo mundo já usa a ferramenta em relação ao pagamento do IPVA, via Detran. Então, o correntista do Banco do Brasil já sabe usar. Só precisa saber que a mesma facilidade já existe em relação ao IPTU. E outra coisa relevante é que não precisa de carnê, nem de entrar no site da Semut, nem ir na secretaria. E pode pagar via Pix, com toda a facilidade, inclusive saldar débitos”.

De acordo com o chefe do setor de Desenvolvimento de Sistemas do Departamento de Informática da Semut, Marcelo Oliveira, os bancos possuem um modelo de integração já definido, criado pela Febraban. Segundo ele, os bancos oferecem o modelo e os entes interessados aderem. “O Banco do Brasil já possuía esse serviço disponível. Natal teve interesse em aderir a esse serviço e elaboramos a integração do nosso lado. Então, tivemos que superar as barreiras técnicas e burocráticas do Banco do Brasil. Porque isso passa pela área de tecnologia e de governo do banco em Brasília. Foram uns seis meses para colocar no ar. O desenvolvimento durou quatro meses e o restante do tempo foram testes e a parte burocrática”, observa.

Marcelo Oliveira disse, ainda, que a partir de agora os contribuintes que são correntistas do Banco do Brasil podem consultar seus débitos de IPTU em tempo real de dentro da plataforma da instituição, utilizando também o Internet Banking ou os terminais de autoatendimento do BB para obter os débitos de IPTU vencidos ou a vencer, selecionar o que se deseja pagar e fazer o pagamento ou agendamento de maneira fácil e rápida, sem ter que obter carnês nem boletos com código de barras e sem ter que acessar os sites nem sistemas da Semut, além do aplicativo do banco para celular: “Em breve os serviços de integração da Semut com o Banco do Brasil serão ampliados. Está no planejamento da parceria entre as duas instituições a opção de consulta e pagamento de débitos de parcelamentos diversos e de ISS (Imposto Sobre Serviços)”.

Passo a passo
Para pagar o IPTU pelo app do Banco do Brasil, o contribuinte e correntista da instituição financeira deve digitar sua senha e acessar menu>pagamentos>Impostos e taxas>IPTU>RN>Natal>Inscrição (pode ser sequencial do imóvel)>CPF/CNPJ e clicar em Continua. Na sequência, aparecem todos os boletos em aberto para pagamento.