Cerca de 120 alunos da Escola Municipal Antônio Campos, situada em Mãe Luíza, vivenciaram uma experiência diferente e enriquecedora na manhã desta terça-feira (05). Eles participaram de uma ação de educação ambiental no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Os estudantes fizeram uma das trilhas existentes na reserva ambiental, bem como assistiram uma palestra e uma apresentação teatral sobre o manejo correto de resíduos sólidos e deslizamento de encostas.

A iniciativa faz parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a gestão municipal e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), que determinou a adoção de ações educativas ligadas a boas práticas ambientais junto a famílias e moradores do bairro de Mãe Luíza em virtude do deslizamento de terra ocorrido na região no ano de 2014. Essa foi a segunda ação realizada em cumprimento ao TAC. A outra aconteceu no último mês de agosto e contou com a participação dos moradores que perderam as suas casas naquele incidente.

“Temos uma ótima oportunidade de educar e conscientizar essas crianças sobre boas práticas ambientais, mostrando como é importante cuidar e preservar o meio ambiente, fazer o descarte correto dos resíduos sólidos, evitar o desperdício de água e sobre o respeito à legislação urbanística. Tivemos um envolvimento completo da gestão municipal. Todos mundo preparou um material pedagógico com uma linguagem acessível ao público e o resultado foi muito positivo”, asseverou Emanoel Campos, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e membro da Câmara Técnica que tratou sobre a organização das ações de educação ambiental.

Os alunos levaram a sério o momento e se concentraram bastante nas informações repassadas pelos monitores e palestrantes. Lavínia Silva, 10, contou que essa foi a primeira vez dela no Parque da Cidade. A estudante ficou encantada com as plantas vistas durante o passeio e gostou muito da experiência: “Não conhecia esse lugar e fiquei muito feliz de poder fazer essa visita. Vou voltar para casa e dizer à minha família como é importante para todos nós cuidarmos bem dos nossos animais e plantas, fazer o descarte correto do lixo da nossa casa e que não podemos desperdiçar água”, contou empolgada, segurando o material didático distribuído pela equipe do departamento de educação ambiental da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

Caleb Augusto, 10, também aprovou a aula de campo. Ele disse que estava bastante satisfeito com a primeira visita ao Parque Dom Nivaldo Monte: “Foi um momento muito legal. Aprendi muitas coisas interessantes sobre a história do Parque da Cidade e da sua importância para o reabastecimento de água de Natal e a proteção da nossa vegetação. As palestras foram muito bacanas também”, falou o aluno.

A ação de educação ambiental foi coordenada pelo Grupo de Gestão Integrada formado pelas secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes); Comunicação Social (Secom); Serviços Urbanos (Semsur); Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Educação (SME); Saúde (SME); Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).