O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, situado no bairro Lagoa Azul, promoveu um vernissage como culminância do projeto anual "Natal, terra do sol e do mar com suas xananas, as ruas a enfeitar". O evento aconteceu na Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, com a participação de 400 crianças e suas famílias. O vernissage contou com exposições dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo e apresentação das crianças.  

Dentro da temática foram evidenciados projetos de relevância incluindo: "Natal como eu te amo", "Cidade do Sol", "Canção para Natal", "O sol e o sal 400 anos de Natal", "Canto para Natal", "Natal das dunas brancas" e "Carimbo". A professora Patrícia Sibelly Câmara da Silva, explicou sobre o projeto. “Começamos apresentando as obras da artista plástica Ariell Guerra, onde os educandos passaram a conhecer a mesma. No decorrer do projeto, recebemos a visita da artista no CMEI, onde as crianças souberam mais da sua vida e obra. Foi observado que as crianças participaram de forma positiva, gostando de usar as técnicas com tinta, pincel, dobradura, recorte e colagem e quebra cabeça. Com isso montamos nossa Vernissage”, afirmou.   

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil da SME-Natal, Alderly Façanha, a atividade é um momento de suma importância para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. “Através do trabalho com a arte, o coletivo, as crianças podem vivenciar na prática experiências significativas através dos quadros, fazendo releituras onde expõem ideias e sentimentos. Nesse contato com as cores, os diversos formatos, formas, texturas, figuras e ingredientes, são essenciais para o desenvolvimento infantil. Nessa oportunidade o CMEI Stella Lopes propicia esse desenvolvimento através da ludicidade com a arte”, pontuou a diretora do DEI.

O evento representou uma oportunidade para a comunidade imergir em um ambiente artístico, onde a criatividade e a expressão individual foram celebradas. A influência das obras de Ariel Guerra foi evidente, servindo como guia para as crianças na exploração da própria interpretação, ressaltando a riqueza cultural e histórica da cidade de Natal. “Os objetivos desta Vernissage transcenderam a exibição de obras de artes. Buscamos, através desta iniciativa, estimular a expressão individual, cultivar a apreciação pela cultura local e promover uma conexão mais profunda entre nossos estudantes e a rica história de nossa cidade Natal”, ressaltou a diretora pedagógica Denise Medeiros Dantas.

O pai de Maria Sofia da Silva Silveira, do nível IV, Francisco Charles da Silva, elogiou o trabalho da filha. “O sentimento é de orgulho de acompanhar os trabalhos realizados pela minha filha. Eu sou um pai que incentivo muito os estudos dela. Sempre mostro para ela que o caminho certo é o da educação”, finalizou o pai.