Comemorando 29 anos de existência, o Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) encanta e emociona o público presente na quarta noite de concerto oficial. Nesta sexta-feira (17), se apresentaram nove corais, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Em um clima cultural e de muita alegria, o público ocupou o auditório, esperando a apresentação dos grupos: Coral Rouxinol, Coro Sinfônico Infantil da Paraíba, Coral Vivendo o Canto, Coral Sebrae/RN, Coral do IFCE (Fortaleza/CE), Coral Vozes do Despertar, Coral da AEMP (João Pessoa/PB), Coral Estrela D’Alva (Parnamirim/RN) e Coral Araraú (Ceará-Mirim/RN).

Encantado com a beleza do canto coral estava o secretário adjunto de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, professor Mário Sérgio de Oliveira. “Que apresentações lindas, com belas canções. Parabenizo todos os coralistas, regentes e músicos participantes e ao público aqui presente admirador deste gênero musical”, afirmou o adjunto da SME-Natal.

Um grupo que veio do Estado vizinho, da Paraíba, arrancou bastante aplausos da plateia. Foi o Coro Sinfônico Infantil da Paraíba, da capital João Pessoa. O regente João Alberto Gurgel contou que os integrantes do grupo possuem entre sete e 15 anos, e que é a primeira vez que o coral se apresenta em solo potiguar. “Esse coral é um orgulho para mim, todos são importante para a composição do coro. Gostaria também de contemplar e parabenizar minha grande amiga Rosângela Albuquerque por este belíssimo evento. Queremos ficar até o final para prestigiarmos outros corais da noite”, ressaltou o regente.

A aposentada Maria Francisca da Silva, de 71 anos, estava bem animada e cantando junto com os grupos. “Que evento lindo e bem organizado. É tão bom escutar e apreciar músicas de qualidade. Um coral mais lindo do que o outro”, elogiou Maria Francisca. “Me diverti e me emocionei por diversas vezes”, concluiu rindo Maria Francisca.

A última apresentação da noite ficou com o Coral Araraú, de Ceará-Mirim/RN, com regência do maestro Kleber Praxedes. Na ocasião, o regente homenageou a coralista Maria Rita, que é autista. “Conheci Maria Rita na APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Parnamirim. Maria Rita nunca teve aula de música, mas sempre ficava escutando músicas. Ela é um dom de Deus, porque eu toquei as notas e ela sabe identificar todas as notas do teclado sem ninguém ensinar. A Maria Rita está aqui hoje e é uma experiência magnífica e eu precisava deixar essa mensagem de inclusão. Porém especiais aqui somos nós de estarmos com a Maria Rita neste momento”, disse. As palavras do maestro Kleber Praxedes emocionaram o público presente e encerraram com grande estilo a quarta noite do Encontro de Corais da Cidade do Natal.