A Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no bairro Pitimbu, celebrou o 29º aniversário de fundação no último sábado (07). O evento, que reuniu estudantes, professores, pais e responsáveis, transformou a quadra esportiva da instituição em um local de festividade e reflexão sobre quase três décadas de compromisso com a educação e a comunidade.

A programação incluiu atividades significativas, como o lançamento dos festejos do Jubileu de Pérola, a citação da cápsula do tempo, apresentações musicais, poesia e teatro, bem como depoimentos de professores que estiveram presentes desde os primeiros dias da escola e de uma ex-aluna que alcançou o sucesso no esporte. O coral da escola se apresentou, e o evento culminou com a distribuição de um bolo festivo para todos os presentes. 
 
As diretoras Mintza Idesis Jácome Bezerra e Ana Beatriz Batista de Paula conduziram a programação, destacando a importância e o legado que a escola carrega. Elas enfatizaram que a escola é uma referência em educação e que isso traz uma responsabilidade significativa, à medida que continuam recebendo reconhecimento e valorização pelo trabalho educativo que desenvolvem. 
 
Mintza Idesis compartilhou a importância de celebrar os 30 anos da escola no próximo ano e mencionou a cápsula do tempo, um projeto especial que envolveu a contribuição da comunidade escolar em 2019, incluindo cartas, mensagens, CDs e imagens. “Essa cápsula será aberta em 2044, no jubileu de ouro da escola, permitindo que as futuras gerações conheçam os pensamentos e anseios da comunidade em 2019", enfatizou. Mintza ainda ressaltou a importância de construir uma história e reforçou o compromisso da escola em formar cidadãos comprometidos com a sociedade.

A professora Sônia Maria de Sena Silva, que faz parte da equipe pedagógica desde a fundação da escola em 1994, compartilhou o carinho pela instituição, afirmando que a escola é sua segunda casa. Ela descreveu a escola como um lugar de realizações, amizades sinceras e alegria constante, onde encontra inspiração e produtividade todos os dias. Sônia destacou o início humilde da escola, que começou com apenas um pátio e cresceu ao longo dos anos, construindo novos pavilhões e áreas administrativas.

A professora observou ainda que uma atividade modificou o cotidiano da escola, foi a criação do "recreio lúdico", uma abordagem pedagógica que envolve estações de brinquedos e atividades educativas durante o recreio. Ela mencionou a importância do projeto. “Esse recreio pedagógico tem momentos onde os estudantes não ficam soltos, correndo. Eles têm estações com brinquedos e brincadeiras a disposição para ocuparem todo horário do intervalo", acrescentou.

A ex-aluna Rayane da Silva Souza, de 17 anos, atualmente jogando no time de futebol feminino do ABC Futebol Clube, compartilhou suas experiências. Rayane elogiou a qualidade de ensino e entretenimento oferecidos pela escola, além de mencionar seu envolvimento em várias atividades esportivas. Ela atribui seu amor pelo esporte à escola e recordou seu papel como mascote da instituição. “Na época, eu fazia atletismo, jogava xadrez, parte de lançamento de pelota. Recebi medalhas na modalidade de atletismo. Três medalhas de prata e duas de bronze", relembrou. Hoje, Rayane continua sua trajetória educacional em outra instituição e suas conquistas e paixão pelo esporte são um testemunho do impacto duradouro da Escola M. Prof. Ascendino Henriques de A. Júnior na vida de seus estudantes.