Mais de 88 alunos desempregados irão concluir na próxima sexta-feira (20) os cursos de qualificação profissional nas áreas de Pintor Predial, Mecânica de Máquina de Costura e Pedreiro de Alvenaria. Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem como objetivo oferecer qualificação profissional gratuita às pessoas maiores de 18 anos e que estejam desempregadas.“Em Natal, a responsável pelo desenvolvimento do PNQ é a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, que atua em conjunto com seis executoras, dentre elas a ONG Atendimento Filantrópico Integrado à Medicina – AFIM (Ong AFIM), localizada na Zona Norte de Natal”, afirma Pedro Costa, Secretário Adjunto de Trabalho da Semtas.

Ronaldo dos Santos, 33 anos, está na última semana de aulas de pintura predial e diz estar satisfeito com o curso. “Tive aulas teóricas e agora estamos na parte prática. Estou aprendendo as técnicas de pinturas em madeira, alvenaria, metal e a realizar vários tipos de texturas. Sei que em breve estarei trabalhando”, afirma o aluno.

De acordo com o Coordenador Pedagógico da Ong AFIM, Manoel Tavares, os cursos, com duração de 220h/aula, são divididos em duas etapas: a fase de aulas teóricas, em que os alunos recebem orientações profissionais e aprendem sobre orçamento, segurança no trabalho, direitos trabalhistas, educação ambiental, ética e cidadania, além dos temas referentes ao curso em específico; e a segunda, que contempla as vivências e experiências práticas de cada atividade profissional. “Os alunos do curso de Pintura Predial pintaram as portas, grades e as salas de aula da Ong, aproveitando a prática para mudar o ambiente de ensino. O interessante de tudo isso é que eles já estão usufruindo dos espaços e também estão avaliando seus trabalhos”, afirma o Coordenador Pedagógico.

O curso mais procurado pelos alunos foi o de Mecânico de Máquina de Costura. Dos 88 alunos, mais de 40 são desta turma. Gilmara Bezerra, 31 anos, trabalhou como babá e agora está desempregada. “O curso abriu meus horizontes. É um universo técnico que nunca imaginei estar. As aulas são completas, exige habilidade, e eu estou aprendendo bem, graças ao meu excelente professor”, afirma a aluna.

A qualificação está sendo importante até para quem já trabalhava na área e ficou desempregado. É o caso de seu Clécio da Rocha, 53 anos. Ele trabalhava na construção civil. “Esse curso foi maravilhoso para mim. Pude ver a importância do diploma de qualificação e resolvi me aprofundar nos estudos da área. Quero voltar a trabalhar em uma boa empresa da construção, e com carteira assinada”, afirma satisfeito.

Agora, o próximo passo será o de inseri-los no mercado de trabalho. “Iremos trabalhar para empregar os nossos alunos usando as ferramentas do banco de dados e processos seletivos dos Centros Públicos. Como eles já estão qualificados em uma área profissional, será muito mais fácil conseguir emprego”, afirma Micaele Melo, Diretora do Departamento de Incentivo às Ações de Trabalho – DIAT/Semtas.

“Ao todo, considerando todas as executoras do PNQ em Natal, serão 400 alunos beneficiados em cursos variados de qualificação profissional com 220 horas/aula.”, afirma o Secretário da Semtas, Alcedo Broges.