Handebol surgiu na Alemanha em 1919, e teve a sua estreia em jogos olímpicos em 1936, justamente na Alemanha. Hoje, é praticado dentro do universo escolar, por ter características parecidas com o futebol, e é bastante aceito, além de ser didático. Dado esse contexto histórico, dentro das práticas esportivas dos XXXV Jogos Escolares Municipais (JEMs), acontece durante toda quarta-feira (20), no Estação Cidadania Esporte Jorge Moura, em Lagoa Azul, região norte da cidade, a competição de Handebol , que conta com a participação de sete equipes, distribuídas entre mirim, infantil e juvenil.
Uma das partidas reuniu a equipe da Escola M. Professora Maria Madalena X. de Andrade, contra a Escola M. Vereador José Sotero, na categoria infantil, e tendo saído vencedora a equipe da E. M. Vereador José Sotero, com um placar de 8x6 contra a equipe adversária.
O destaque da partida com seis gols foi o atleta Joseph Matheus S. de Oliveira, de 12 anos, da E. M. Vereador José Sotero. O estudante comentou sobre a preparação para os jogos. “Essa é a nossa primeira competição de handebol pela escola, nunca tínhamos jogado. Eu não esperava fazer seis gols na primeira partida, e fico bastante feliz em poder ajudar a minha equipe dessa forma. Como equipe jogamos bem. O time adversário deu bastante trabalho, agora é trabalhar para conquistarmos o ouro”, afirmou o atleta.
De acordo com o atleta Reinaldo Gomes de S. Júnior, de 14 anos, e que competiu pela equipe adversária, nem sempre é possível sair vencedor. “Foi muito bom participar. Infelizmente perdemos a partida, mas o esporte é assim: um dia vencemos e no outro perdemos. O que importa é que apesar do resultado, mostramos um bom nível como equipe. Eu ainda terei outra competição dentro do JEMs, que será o basquete, e minhas expectativas são boas enquanto time”, reforçou Júnior.
“O nosso principal objetivo é a prática esportiva, como também a sua disciplina. O atleta que está alinhado a esses dois fatores poderá ter um caminho de glórias. Dentro do contexto escolar, a prática de esportes é muito importante, e competir no JEMs é o ápice de toda a sua preparação”, destacou o assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, Clóvis Ferreira da Silva.