A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara foi inaugurada há pouco mais de dois meses e já vem conquistando grande aceitação por parte dos usuários. Uma pesquisa realizada com 400 pessoas, que receberam atendimento na UPA ,identificou aprovação de 98,8%, em média, aos serviços prestados e à estrutura do prédio. 

Um dos pontos levantados, o “tempo de espera”, foi considerado “bom” por 96,25% dos pacientes atendidos, em relação ao aguardo para serem recebidos pelos médicos. O percentual é ainda maior com relação aos serviços de enfermagem (99%) e administrativos (99,5%). A “boa vontade e disposição das pessoas em ajudar e resolver os problemas” também receberam índices altíssimos de aprovação, variando de 97,75% a 99,5%.   
Outro interesse da pesquisa foi registrar como os usuários avaliavam a “limpeza e conforto da recepção, banheiro, corredores, sala de espera e consultórios”. Entre as opções “bom”, “regular” e “fraco”, somente um dos 400 entrevistados considerou regular, enquanto todos os demais consideraram “bom”. A “sensação de segurança em relação aos atendimentos” foi considerada boa por 99,5%.
Um aspecto de destaque foi a aprovação quanto à “educação e respeito” com que os pacientes foram tratados. Dos 400 entrevistados, 395 consideraram positivo o tratamento dos médicos, 399 o dos enfermeiros e todos os 400, no que diz respeito aos funcionários administrativos. Um total de 394 aprovaram o interesse dos médicos em “ouvir as queixas dos pacientes” e os outros seis avaliaram como regular, mesmos números obtidos na pergunta sobre o silêncio nas salas. 
No que diz respeito às explicações dos médicos quanto às doenças, 97% aprovaram e somente 0,25% desaprovaram. A sinalização da UPA, com placas e cartazes para a localização, foi aprovada por 96,5% e desaprovada por apenas 0,25% dos participantes do levantamento.  
A Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara foi inaugurada em 9 de junho e trabalha com o sistema de classificação de risco, segundo o qual os pacientes são divididos pela gravidade de seus casos, dando prioridade às urgências e emergências, finalidade maior de todas as UPAs que vêm sendo construídas no País. 
A classificação de risco, aliás, também esteve entre as questões incluídas na pesquisa e 97,5% dos pacientes avaliaram positivamente o sistema, 2,25% consideraram regular, enquanto somente 0,25% disseram ser “fraco”. A pesquisa foi realizada pela direção administrativa da UPA e ouviu pacientes que foram lá atendidos.