A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, assinou, na tarde desta quinta-feira (12), a ordem de serviço para construção da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Natal. A obra já foi iniciada e deverá ser concluída dentro de no máximo 120 dias. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Felipe Camarão e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores do bairro da Cidade da Esperança.

Na ocasião a chefe do executivo municipal natalense mostrou o abaixo assinado realizado pelas 18 entidades representativas da comunidade, em apoio à construção da UPA. “Como estamos construindo uma unidade de porte bem maior que a de Pajuçara, não será apenas a população de Cidade da Esperança beneficiada, mas toda a região Oeste de Natal. Outro benefício concedido aos moradores é a reforma da unidade de saúde do bairro, que fica bem próximo a UPA”, lembrou a prefeita Micarla de Sousa.

O presidente da Associação dos Amigos da Cidade da Esperança, Vilebaldo Furtado, que participou do evento, ressaltou a iniciativa da prefeitura com a construção desta UPA. “Falo aqui em nome das 18 entidades que representam a população da Cidade da Esperança, que apóiam a construção deste grande benefício para nossa comunidade”, destacou Vilebaldo Furtado.

A UPA de Cidade da Esperança, será do porte III, com o investimento de cerca de R$ 4 milhões e atenderá pacientes no plantão 24 horas. A unidade terá consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, sutura, medicação e nebulização, entre outros serviços com sete médicos por plantão.

Aprovação

Durante a assinatura, a Prefeita Micarla de Sousa falou também sobre a aceitação dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, que foi inaugurada há pouco mais de dois meses. Uma pesquisa realizada com 400 pessoas que receberam atendimento na UPA identificou aprovação de 98,8%, em média, aos serviços prestados e à estrutura do prédio.
Um dos pontos levantados, o “tempo de espera”, foi considerado “bom” por 96,25% dos pacientes atendidos, em relação ao aguardo para serem recebidos pelos médicos. O percentual é ainda maior com relação aos serviços de enfermagem (99%) e administrativos (99,5%). A “boa vontade e disposição das pessoas em ajudar e resolver os problemas” também receberam índices altíssimos de aprovação, variando de 97,75% a 99,5%.

“A nossa expectativa é que na Cidade da Esperança também alcance um índice de aceitação por parte da população muito positiva, pois, serão oferecidos ainda mais serviços, já que rata-se de uma unidade do tipo III”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Trindade, “a prefeitura não está medindo esforços para entregar de forma mais célere, não só esta nova UPA, mas outras obras de reformas e ampliação de unidades de saúde na capital potiguar”.

A chefe do executivo municipal lembrou ainda a visita, realizada na tarde dessa quarta-feira (11), ao Centro de Saúde do Nova Natal, que será totalmente ampliado e entregue à população até o final deste mês de agosto. “Estamos trabalhando para fazer uma grande transformação para melhorar a saúde de Natal”, ressaltou a prefeita.

Pista de bicicross

O terreno onde funcionará a nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) possui dimensão de 3.255m² e está localizado à Avenida Paraíba s/n, no bairro de Cidade da Esperança. A obra será realizada ao lado do ginásio de esportes Antônio Alves Correia, onde funcionava uma pista de skate e bicicross, que será reconstruída em nova área, a ser definida entre pela Prefeitura junto à comunidade, sem qualquer perda para os esportistas do bairro. A mudança foi previamente acordada entre o executivo municipal natalense, representantes do Conselho Comunitário da Cidade da Esperança e os praticantes de bicicross.

De acordo com o adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Salatiel de Sousa, o executivo municipal natalense procurou novamente os desportistas da comunidade para tratar do assunto. “Estamos estudando seis áreas do bairro que poderão servir para construção da nova pista, que abrigará o bicicross e o skate”, informou.