O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em ação integrada com Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Educação coordenou a 5ª edição do ciclo de palestras sobre o tema "Prevenção de Acidentes nos Festejos Juninos”, que tem como objetivo principal levar ao público infanto-juvenil das escolas da Rede Municipal de Ensino informações sobre os cuidados com uso de fogos de artifícios e fogueiras, consciência ambiental e prevenção aos desastres naturais.

Cerca de 900 alunos de sete escolas da Rede Municipal receberam as equipes técnicas durante o período de 29 de maio a 07 de junho e tiveram palestras com informações e instruções valiosas para a proteção dos jovens que vivenciam em suas comunidades os tradicionais festejos juninos. As escolas que tiveram as palestras agendadas foram: Wadson Pinheiro, Terezinha Paulino, na Zona Norte, Celestino Pimentel, Luiz Maranhão , Francisca Ferreira, na Zona Oeste, Juvenal Lamartine, na Zona Leste, Ulisses de Góis, na Zona Sul.

As ações coordenadas pelo GGIM foram planejadas através de reuniões da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil durante o mês de maio, contaram com o apoio das equipes da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE) da Guarda Municipal que promoveram a segurança das escolas visitadas nas quatro regiões administrativas da cidade.

A titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, ressaltou a importância da prevenção voltada para o público infanto-juvenil e colocou as secretarias adjuntas Guarda Municipal e Defesa Civil à disposição para participarem de ações dessa natureza, que certamente contribuem para informação das comunidades escolares, já que neste período é comum o registro do aumento de pessoas vítimas de queimaduras. “É uma ação preventiva e educativa realizada pela Prefeitura que ver a defesa social de maneira ampla, com esse plano de conscientizar nas escolas crianças e jovens sobre um tema atual e importante para a segurança de todos”, comentou.

Nas quatro edições anteriores (2017 a 2022), os ciclos de palestras atingiram público superior a 3.400 estudantes e para o próximo ano pretende-se ampliar o número de escolas atendidas no 6º ciclo.